06/12/2017
Maratona de Moda: acadêmico Renan Isoton vence o 36º prêmio UCS Sultextil

O estudante Renan Isoton, 29 anos, do curso de Design de Moda da Universidade de Caxias do Sul, foi o vencedor do 36º prêmio UCS Sultextil, realizado na terça-feira, 5 de dezembro, no Campus 8, dentro das atividades da 21ª Maratona de Moda, que se encerra nesta quarta-feira, dia 6.

O tema central da 21ª Maratona de Moda, “A Construção do Tempo”, foi ponto de partida para a coleção vencedora da noite, “Artifício”, de Renan Isoton. Inspirado pela evolução do rosto através do tempo e da cultura, o acadêmico desenvolveu suas peças com tecido reutilizável, que seria descartado por empresas do ramo têxtil, e que nas mãos de Renan se transformaram em um projeto vencedor. “Levanto a questão de que vivemos em um mundo extremamente visual, onde as pessoas se objetificam com filtros e efeitos para se transformarem em um belo padrão. Minha coleção bate de frente com tudo isso”, declarou Isoton, ao comentar sobre a inspiração que teve com o Modernismo, que em um primeiro momento não era aceito pela sociedade, até se tornar símbolo do que é belo. “O que antes foi belo pode voltar a ser, o que num primeiro momento não é aceito, pode se tornar belo”, finaliza o vencedor. Como premiação, Renan ganhou uma viagem a Paris no período das principais feiras internacionais de moda.

A menção honrosa da noite foi para Mariá Lorenzi Ribeiro, com um trabalho inspirado no movimento jovem, de skatistas, dos anos 70. A coleção valorizou cores fortes e vivas que representam a atitude e força do jovem. “Quis trazer cores para essa coleção, brincar com modelagens mais amplas na parte superior e mais justas na inferior. Causa um impacto visual muito interessante”, afirma Mariá.

Um prêmio de destaque nacional

A jurada Júlia Webber, 24 anos, foi vencedora do prêmio UCS Sultextil em 2015 e atualmente trabalha com pesquisa no mercado de moda. “Foi uma responsabilidade gigante avaliar os trabalhos, meu olho é calibrado para reconhecer o que é novo, o que é inspiração e até o que é cópia. Mas eu entendo a magia que acontece aqui e a pressão também”. Vencer o prêmio UCS Sultextil possibilitou a Júlia contatos valiosos, que segundo ela é um fator extremamente importante no mundo da moda. “Ser reconhecida nacionalmente, por ter vencido o prêmio me deixa orgulhosa até hoje”.

O corpo de jurados foi formado pelo especialista em marketing pessoal Adriano Tadeu Barbosa; pela pesquisadora de moda e vencedora do prêmio UCS Sultextil de 2015, Júlia Webber; pela especialista em crochê e bordados manuais Carolina Potrich; pelo empresário de varejo de moda Pedro Sehbe e pela professora de Moda em Roma, Sabrina Keane.



Voltar
UCS Minha Escolha - Programa de Relacionamento
Cidade Universitária: Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130 - CEP 95070-560
Caxias do Sul - RS - Brasil - Telefone: +55 54 3218 2100 - Ramal p/ contato: 2017
ucsminhaescolha@ucs.br
© 2010-2014 - Universidade de Caxias do Sul - Todos os direitos reservados
Política de Privacidade

Canais UCS e Tour Virtual
Redes Sociais Oficiais da UCS