24ª Surdolimpíadas de Verão 2021: inauguração do relógio de contagem regressiva
No dia 5 de dezembro, um sábado, o Comitê Plural dará a largada ao relógio de contagem regressiva da 24ª Surdolimpíadas de Verão na praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul. A inauguração marcará o prazo de um ano para o evento, que deve ocorrer na cidade de 5 a 21 de dezembro de 2021.
A celebração do marco reunirá autoridades do evento e governo federal, entre elas o presidente interino do Comitê Internacional de Esporte para Surdos (ICSD), Gustavo Perazzolo, o presidente da Surdolimpíadas 2021, Emir José Alves da Silva, e a presidente da confederação brasileira de desportos para surdos (CBDS), Diana Kyosen. Também farão participações a madrinha de evento e primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, e o presidente, Jair Bolsonaro, por meio de vídeos, já que o evento irá contar com poucos convidados presenciais devido a pandemia da Covid-19.
Além do relógio de contagem regressiva que ficará na praça Dante, outro dispositivo será instalado na Universidade de Caxias do Sul (UCS), a sede prioritária das modalidades das Surdolimpíadas.
O evento terá cobertura ao vivo pelo canal oficial das 24ª Surdolimpíadas de Verão no YouTube e redes sociais do evento, e será prioritariamente realizado à distância para garantir a saúde e bem-estar de todos os envolvidos. A transmissão começa às 18h.
Surdolimpíadas
A 24ª Surdolimpíadas de Verão, organizada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos (ICSD), é a primeira edição realizada em um país da América Latina. Os jogos internacionais terão a participação de mais de 100 países e 4 mil surdoatletas e equipes, para disputa em 21 modalidades esportivas. Evento multidesportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos, as Surdolimpíadas de Verão ocorrem a cada quatro anos.