300 participantes em 21 atividades na 2ª edição do Juntos na Diversidade.

Conduzido pelo IMHC-UCS, projeto de incentivo à preservação linguística e cultural incentiva crianças e adolescentes a produzir atividades artísticas e culturais e apresentá-las às suas comunidades de origem
Vinte e uma atividades, realizadas em dez cidades da região, envolvendo cerca de 300 crianças e adolescentes, compuseram a segunda edição do projeto de incentivo à preservação linguística e cultural Juntos na Diversidade. Escolas, entidades, artistas e institutos folclóricos propuseram às comunidades, por meio da dança, música, teatro, estudos literários e outras expressões da arte popular, o aprendizado e a valorização das línguas de imigração (talian, polonês e alemão) e da nativa kaingang.
Concebido no âmbito do Comitê Estadual dos 140 anos da Imigração para as Colônias, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Cultura, o projeto é gerido pela Universidade de Caxias do Sul (por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural – IMHC) e patrocinado pelo Banrisul, em um valor total de R$ 80 mil.
Lançado em julho, o Juntos na Diversidade teve uma etapa inicial de preparação, no qual as instituições participantes desenvolveram as atividades artísticas-culturais com as crianças e jovens. Além do aprendizado direto, cada grupo concebeu uma peça artística ou palestra, exposição ou oficina, para o compartilhamento do processo criativo e das informações educativas a respeito da língua estudada.
Em outubro, iniciaram-se as apresentações nas comunidades de origem (a relação das ações, entidades e localidades pode ser conferida AQUI ). O evento de encerramento ocorre em 9 de dezembro, com a apresentação de cada um dos projetos inscritos, em Caxias do Sul, e com a entrega de troféus e diplomas às instituições participantes.
Foto: Aldo Toniazzo (IMHC-UCS)
Compartilhar