5ª edição da Mostra Científica do CETEC apresentou 80 projetos de pesquisa.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/09/2017 | Editado em 06/09/2017

Atividade faz parte do CETEC Ciência e visa desenvolver o pensamento científico e buscar alternativas para melhorar a vida em sociedade.  

Nos dias 30 e 31 de agosto, os estudantes de 1ª e 2ª série realizaram a 5ª Edição da Mostra Científica. Com mais de 80 trabalhos em todas as áreas do conhecimento, a atividade, que contou com a visitação dos pais e da comunidade, ilustrou a iniciação científica e de pesquisa vivenciada pelos alunos.

Os projetos foram desenvolvidos ao longo dos primeiros dois trimestres letivos e contaram com a orientação dos professores que integram o corpo docente da escola. O objetivo do projeto interdisciplinar, que faz parte do CETEC Ciência, está baseado no desenvolvimento do pensamento científico nos estudantes, buscando resolver problemas e procurando alternativas para contribuir para a melhoria da sociedade contemporânea.

PARTICIPAÇÃO NA MOSTRASEG
Na atividade também foram escolhidos os projetos que representarão o CETEC na IX MOSTRASEG – Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Serra Gaúcha, que acontece nos dias 13 e 14 de setembro, no Campus-Sede da UCS.

TURMA Y1
Trabalho: Triturador Manual de Polímero Tipo PET para Uso Doméstico
Estudantes: Carolina Fagundes, Cecilia Daneluz e Maria Eduarda Cavalli
Professores orientadores: Alex Paulo Koltz e Andréia Michelon Gobbi

TURMA O1
Trabalho: “Do you like English?”: A importância do lúdico na aprendizagem de Língua Inglesa para crianças
Estudantes: Eduarda Palandi, Maria Eduarda Vigolo e Thaís Bernardi
Professora orientadora: Madeloine Vaccari

TURMA W1
Trabalho: Pedal Energético: Investigação sobre a Geração de Energia Elétrica Instantânea a partir de Bicicleta Adaptada
Estudantes: Felipe Corteze, Giordano Boff e Pedro Dutra
Professor orientador: Marcelo Prado Amaral Rosa

TURMA S1
Trabalho: “Mais que Mel”: Análise da Aplicação de Diferentes Xaropes para Atração de Abelhas
Estudantes: Anna Luísa, Luís Machado e Rúbia Rodrigues
Professor orientador: Marcelo Prado Amaral Rosa

TURMA W2
Trabalho: “Alaga, não!”: Concreto Permeável
Estudantes: Gabriela Alencar e Manoela Godoy
Professores orientadores: Andréia Gobbi e Gustavo Rubbo Siqueira

Trabalho: Desaparecimento das Abelhas: Análise e uma Possível Solução
Estudantes: Fernanda Kozoroski, Isadora da Silva e Laura Graziottin
Professor orientador: Gustavo Rubbo Siqueira

Trabalho: O Estudo da Lei da Atração dentro da Física Quântica
Estudantes: Daniela Boeira, Eduarda Nigildo e Sofia Vidor
Professores orientadores: Caroline de Siqueira e Nasser Meneghetti Lanza

TURMA Y2
Trabalho: “Ar mais limpo?”: Membrana polimérica a base de polipropileno enquanto alternativa na retenção de partículas oriundas de veículos automotivos
Estudante: Rodrigo Luan Ferrazza
Professora orientadora: Tatiana Bisoto

Trabalho: Influência dos Pais na Vida Escolar dos Filhos
Estudante: Rafael Polidoro
Professora orientadora: Andréia Gobbi

TURMA S2
Trabalho: A História que Fica
Estudantes: Amanda Fagherazzi, Camila Arendt e Pâmela Cardoso
Professora orientadora: Vera Lucia Mossmann Brambila

PARTICIPAÇÃO NA MOSTRATEC

Um trabalho também foi selecionado para representar a escola na MOSTRATEC, a Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 23 a 29 de outubro de 2017, em Novo Hamburgo.

O trabalho selecionado foi produzido pelas alunas Juliana Salles, Maria Eduarda Ramos e Natália Boschetti, da turma Y2, que tem o título Reutilização da Casca de Arroz incorporada a Polímero – Uma Alternativa Sustentável para o seu Aproveitamento. A orientação da pesquisa científica foi realizada pelas professoras Andréia Gobbi e Tatiana Bisoto.

Durante o processo de pesquisa e construção do conhecimento, os alunos utilizaram diversos laboratórios da UCS, onde contaram com o auxílio de pesquisadores e professores de áreas específicas de cada projeto.

Para a diretora Ana Possapp Cesa, a Mostra Científica é a concretização de uma formação séria e comprometida com o bem comum: “Queremos que o jovem, através do estudo e da pesquisa, seja protagonista na concepção de uma sociedade mais justa e mais humana, visando sempre a construção de um mundo melhor”, disse a professora.

Fotos: Claudia Velho