Acadêmicos contemplados com bolsas Santander para estudar no exterior.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/12/2018 | Editado em 14/12/2018

Os acadêmicos selecionados para desenvolverem um semestre em universidades no exterior foram recebidos pela Universidade de Caxias do Sul e pelo Santander nesta quarta-feira, 12 de dezembro. O encontro reuniu os acadêmicos que partem, por meio dos programas Bolsas Mundi 2018 Santander/UCS e Bolsas Ibero-Americanas 2018 Santander/UCS, entre janeiro e julho de 2019, para Portugal, Espanha e países da América Latina. Os contemplados passaram por um processo de seleção que avaliou o índice acadêmico e as experiências internacionais e interculturais e habilidades no idioma, realizado por uma banca formada por integrantes do Programa UCS Internacional e do Banco Santander.

Bolsas Mundi 2018
O Bolsas Mundi 2018 Santander/UCS teve a inscrição de 100 acadêmicos da UCS, entre os quais foram selecionadas Giovana Trentin, da Engenharia Civil, e  Patrícia Perisco Pezzi, da Medicina Veterinária.

Giovana Trentin, 23 anos, quase no último semestre do curso de Engenharia Civil, embarca em fevereiro para sua primeira experiência internacional na cidade do Porto, em Portugal. Ela estudará durante um semestre na Universidade do Porto, instituição pela qual optou após analisar o ranking dos melhores cursos de Engenharia Civil do país. “Como estou no final da formação, era minha última chance de tentar uma bolsa pelo Programa. Fui com muita fé, acreditei, e agora sigo com muita expectativa para a viagem. Sei que voltarei outra, nos âmbitos pessoal e profissional, já que uma experiência como essa muda as percepções, proporciona vivências e cultura”, espera. Também selecionada pelo Programa, a estudante de Medicina Veterinária Patrícia Perisco Pezzi inicia em março o processo de inscrição para estudar no país a partir de julho de 2020. As duas acadêmicas participaram, no dia 22 de novembro, em São Paulo, do evento “The Champions” – oportunizado pelo Santander Universidades, o momento reuniu acadêmicos de várias instituições de ensino do Brasil em preparação para o intercâmbio.

Acadêmica Giovana Trentin, de Engenharia Civil, viaja para Portugal em fevereiro.

Bolsas Ibero-Americanas
Para as Bolsas Ibero-Americanas, entre os 400 acadêmicos da UCS que se inscreveram 14 foram contemplados. Foram selecionados, com bolsas de estudos para Portugal: Ana Clara Brandelli Alves dos Santos (Direito) e Diego Basso (Engenharia Mecânica), que viajam em janeiro; e Rafael Taufer (Música), Monique Arruda da Silva (Ciências Contábeis), Gabriel Johann Lazzari (Fisioterapia) e Giulia Carla Balbinot Costa (Arquitetura e Urbanismo), que viajam em julho.

Viajam para instituições na América Latina e Espanha os acadêmicos: Milena Miglioranza (Nutrição), Crislei de Abreu Pfeifer (Comércio Internacional), Nicole Gonçalves Mussi (Nutrição), Gabriela Comparin Andriolo (Comércio Internacional), Marcos Djhulio Severo (Arquitetura e Urbanismo), Paola Ferreira de Castro (Jornalismo), Vinícius Trevisan (Processos Gerenciais) e Amanda Pioner (Arquitetura e Urbanismo), que iniciam seus estudos no exterior em julho de 2019.

Na cerimônia de entrega das bolsas, o reitor Evaldo Antonio Kuiava, definiu a parceria com o Santander como “um caso de sucesso, uma relação muito profícua e com bons resultados”. Parabenizando os estudantes selecionados, exaltou a oportunidade única do intercâmbio, “do qual se volta com outra visão, agregando para si e para a instituição, visto que cada estudante parte representando suas famílias, a UCS e também seu país”. Para o reitor, o momento que vivenciam é resultado do investimento de cada um em sua formação, iniciativa que faz a diferença.

A coordenadora do UCS Internacional, Fabíola Sartori, também exaltou a relação estabelecida com o Santander, uma tradição de longa data, que se dá por meio de diferentes programas, atualizados ao longo do tempo. “Uma parceria que é voltada a vocês, alunos, por meio de um projeto mundial de preocupação com a educação”, explicou, lembrando, ainda, das oportunidades que se estendem para os docentes. O coordenador-executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade – TecnoUCS, professor Enor José Tonolli, já vivenciou essa possibilidade quando, contemplado com uma das bolsas Santander para docentes do programa Top China, passou quase 20 dias entre as Universidades de Pequim e Xangai. “É uma experiência ímpar. Aproveitem a troca de experiências e contem com o suporte das equipes de lá. Certamente será muito legal”, incentivou, enquanto acompanhava os depoimentos dos estudantes, que compartilhavam expectativas e motivos de sua escolha por cada destino.

Agradecendo a inscrição de cada estudante no Programa, o gerente comercial do Santander Universidades, Marcelo de Oliveira da Silva, destacou que a iniciativa se perpetua a partir do interesse dos acadêmicos – seus grandes fomentadores – e da atuação das instituições, que trabalham em sua divulgação. “Temos orgulho de reforçar que o Santander é a instituição que mais investe em educação em todo o mundo”, afirmou, falando sobre a dedicação mundial em fomento e apoio ao âmbito acadêmico e ao desenvolvimento social. Também marcou presença na solenidade a gerente de relacionamento do Santander, Camila Cardoso Ribeiro Bottega.

Imagens: Claudia Velho