Acadêmicos de Design participam de missão acadêmica em Nova Iorque.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 31/05/2017 | Editado em 31/05/2017

Catorze acadêmicos do curso de Design retornam nesta sexta-feira, 2 de junho, de uma missão acadêmica em Nova Iorque. Iniciada na semana passada, com o acompanhamento da professora Silvana Boone, os alunos estão cartografando lugares históricos da cidade americana e, principalmente, os pontos de convergência do universo do Design e da Arte na cidade mais cosmopolita do mundo – Nova Iorque é considerada como um dos maiores cenários museológicos do mundo, pela abrangência cultural e pela quantidade e diversidade de museus de arte.

Segundo o coordenador do curso de Design, professor Douglas Pastori, a missão acadêmica tem como objetivo a ampliação de repertório informacional por vivências culturais imersivas. “Para participar da missão, os alunos realizaram prova de proficiência em língua inglesa e Nova Iorque se tornou um lugar desejado por sua história e relevância no cenário global. Nela, mapeou-se locais de interesse para a área a partir do conhecimento prévio da professora tutora. Tais lugares compreendem museus, galerias, escolas de Design e locais históricos. A viagem permite a ampliação de repertório por vivências in loco daquilo que foi estudado previamente em sala de aula. Claro, estar no lugar é estar sujeito ao estranhamento daquilo que não foi previsto, ou seja, às surpresas das vivências que podem se traduzir em incrementos às capacidades crítico-criativas dos estudantes de Design”.

No roteiro de visitas, destaque para o Cooper Hewitt National Design Museum, Museum of Arts and Design, Metropolitan Museum of Art, Museum of Modern Art, New York Public Library, Solomon Guggenheim Museum, St. Patrick Church, Rockfeller Center, entre outros.

Para agosto, já está programada uma nova missão acadêmica, desta vez para participação no Congresso de Design de Palermo, em Buenos Aires, Argentina.