Acordo vai possibilitar telemedicina a usuários idosos do SUS
Serviço será prestado pelo Centro de Saúde Digital da UCS. FUCS e Prefeitura de Caxias do Sul assinaram contrato na sexta-feira, dia 13 de novembro.
A Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS) firmou acordo com a Prefeitura de Caxias do Sul para prestação de serviços de monitoramento e acompanhamento por telemedicina de usuários idosos do Sistema Único de Saúde (SUS) suspeitos ou com diagnóstico confirmado da Covid-19.
O contrato foi assinado pelo prefeito Flávio Cassina e pelo presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, na sexta-feira, dia 13 de novembro. A parceria prevê o telemonitoramento de 900 pacientes por trimestre, sendo 300 por mês. Com a telemedicina, o setor público visa evitar a evolução clínica dos idosos diretamente para leitos de cuidados intensivos, oferecendo um serviço mais especializado para essa parcela da população, especialmente quem mora em asilos.
O diretor da Área de Conhecimento de Ciências da Vida, Asdrubal Falavigna, explica que monitoramento será feito pelo Centro de Saúde Digital da UCS, com interação ativa com o paciente, a fim de detectar complicações provenientes do Covid ou piora clínica que necessite de internação. O médico vai estar na plataforma orientando o paciente por meio de videoconsultas e, na dificuldade de internet, por videochamadas. As revisões clínicas serão feitas a cada 24 horas, nos casos mais graves, ou a cada dois a três dias nos pacientes com quadro estável. As orientações estarão relacionadas ao Covid e ainda a outras necessidades dos pacientes, como teleconsultas com as especialidades de Nutrição, Fisioterapia e Psicologia.
“A interface com o ensino estará presente no Centro de Saúde Digital, uma vez que os alunos trabalham na orientação de pacientes com doenças crônicas associadas, tais como diabetes e hipertensão arterial sistêmica. Estará envolvida no monitoramento uma equipe multiprofissional de 12 pessoas. Esta é a maneira mais efetiva de ficar longe do vírus e perto do paciente, nunca deixando de dar a segurança e o atendimento médico que os pacientes merecem, principalmente os idosos, os quais fizeram muito pela nossa região”, destaca Falavigna.
O presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, agradeceu ao prefeito Flávio Cassina pela parceria e pelo espaço concedido à Universidade. ”Me sinto muito bem quando venho aqui, pois é um ambiente de simplicidade e de respeito. Se hoje estamos aqui é graças a sua equipe que de forma ágil fez avançar assuntos como a telemedicina e tantos outros”.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Caxias do Sul.
Foto: Andréia Copini