ADUCS presta homenagem aos professores aposentados.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/05/2019 | Editado em 09/05/2019

A Associação dos Docentes da Universidade de Caxias do Sul realizou na sexta-feira, 3 de maio, a terceira edição do evento em Homenagem à Docência Acadêmica, com a entrega de medalhas aos professores que se aposentaram até 2017. A cerimônia foi realizada na Sala Florense e teve a presença do presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, sr. José Quadros dos Santos; da pró-reitora Acadêmica, professora Nilda Stecanela, na ocasião representando o reitor Evaldo Kuiava; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Juliano Rodrigues Gimenez; e do chefe de Gabinete da Reitoria, professor Gelson Leonardo Rech. Após a cerimônia, os homenageados foram recebidos em um coquetel na sede da ADUCS.

Recebem a homenagem da ADUCS todos os professores que na data da aposentadoria eram associados à ADUCS com mais de 20 anos de vínculo com a UCS, e aqueles que tinham idade superior a 65 anos, com, no mínimo, 15 anos de vínculo com a Instituição. Os professores João Vicente Franco de Godolphim e Heloísa Theodoro, que respondem, respectivamente, pela presidência e secretaria da ADUCS, receberam os homenageados.

O professor Claudio Pessoa de Oliveira falou em nome dos homenageados e agradeceu à ADUCS pela homenagem que “enseja a oportunidade impar de reencontrar e confraternizar com nossos colegas de trabalho, pessoas que nos são muito caras e às quais dedicamos toda a nossa afeição. São pessoas que fizeram parte da nossa vida profissional e nos acompanharam nesta gratificante jornada”. E concluiu:
– “Na verdade, estamos todos aqui como cidadãos que não fizeram nada de especial, ou nada que representasse além do que cumprir com suas obrigações e seguirem seus ideais de promover a formação de profissionais que viriam brilhar nos mais diversos cenários do território nacional. Embora a profissão de professor esteja muito longe de ter o reconhecimento que lhe é devida, já podemos vislumbrar que num futuro não muito distante ela terá a sua merecida valorização. Por exemplo, na Alemanha os professores recebem os maiores salários do país. A propósito, recentemente, quando juízes, médicos e engenheiros reivindicaram à chanceler alemã Angela Merkel equiparação salarial, ela lhes respondeu: ‘Como eu posso equiparar vocês com quem os ensinou?’ Por isso, sem a pretensão de fazer um prenúncio do que há de vir, trazemos conosco a convicção de que novos talentos surgirão e, amanhã, como hoje, também serão saudados por seus esforços dirigidos ao crescimento e aperfeiçoamento dos fins apregoados pela nossa Universidade de Caxias do Sul”.

Foto: Claudia Velho.