Aluna do CETEC garante medalha de bronze em Campeonato Internacional de Astronomia e Astrofísica

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/07/2020 | Editado em 28/07/2020
Laura Braz, da turma A2, foi uma das representantes brasileiras na fase final da prova.

A estudante Laura Hübner Tessari Braz, do segundo ano do Ensino Médio no CETEC, garantiu medalha de bronze após participar da fase final do Campeonato Internacional de Astronomia e Astrofísica (IAAC). A competição, realizada anualmente, é uma oportunidade para os alunos mostrarem conhecimento e habilidades científicas, além de permitir a interação com estudantes de outros lugares do mundo.

A alegria do reconhecimento estava estampada no rosto da estudante. Para Laura, chegar até a fase final da competição já foi uma grande conquista. “Mesmo com o isolamento social e as aulas síncronas, nunca imaginei ser uma das brasileiras na final. Ganhar uma medalha de bronze faz com que esse ciclo se encerre de uma forma marcante”, diz a aluna, que aposta e defende a participação cada vez maior das mulheres no ambiente científico e acadêmico.

Segundo a diretora do CETEC UCS, professora Ana Cristina Possapp Cesa, a participação dos alunos em olimpíadas permite um intercâmbio científico entre as diversas áreas do conhecimento. “Fico muito feliz em ver que, mesmo durante o isolamento social, nossos alunos continuam buscando aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades. A medalha de bronze da Laura nesse evento internacional prova que estamos no caminho certo, acreditando na ciência como forma de construir um mundo cada vez mais justo, humano e solidário”, aponta a diretora.

A participação dos alunos nas diversas olimpíadas do conhecimento é parte do trabalho do CETEC Ciência, projeto permanente da escola de fomento à inovação e ao saber científico. Entre as ações realizadas pelo CETEC Ciência, a Mostra Científica e Tecnológica da escola, que ocorre anualmente, recebe cerca de 200 projetos de pesquisa, desenvolvidos por alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio.

Sobre a competição

Realizada em três fases, totalmente em inglês, a competição é destinada a alunos de Ensino Médio e de graduação. A primeira fase, de qualificação, consistiu na solução de cinco problemas complexos de astronomia e astrofísica, que envolvem conhecimentos científicos e matemáticos. Os aprovados nesta etapa participaram da rodada semi-final, na qual foram apresentados dez problemas mais desafiadores, que variavam em dificuldade, pontos e tópicos (quatro problemas básicos, quatro avançados e dois problemas de pesquisa). A fase final, realizada no dia 15 de julho, consistiu em um único exame on-line com 40 perguntas de múltipla escolha.