Pesquisa de estudantes do CETEC conquista o 3º lugar na Mostratec 2018.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/10/2018 | Editado em 01/11/2018

Além da premiação na área da Ciência dos Animais e das Plantas, as estudantes receberam uma credencial para apresentar o projeto de pesquisa em uma feira na Colômbia.

As alunas Bruna Confortin e Giovana Cervelin conquistaram, na noite da última sexta-feira (26), o 3° lugar na área das Ciências dos Animais e das Plantas da 33ª Mostratec, realizada em Novo Hamburgo. O trabalho, orientado pelos professores Gustavo Rubbo Siqueira (CETEC-Biologia) e Murilo Cesar dos Santos (UCS-Área do Conhecimento de Ciências da Vida), também garantiu o Prêmio Sintec Incubadora Liberato de Inovação Tecnológica para Proteção do Meio Ambiente e representará o Brasil no Programa ONDAS de Colciencias, que se realizará em fevereiro de 2019 na Colômbia.

Nomeada “Efeito dos óleos essenciais de Cymbopogon citratus (Capim-Limão) e Foeniculum vulgare (Funcho) no controle pós-colheita de Colletotrichum horii em frutos de caquizeiro”, a pesquisa desenvolvida pelas estudantes é fruto de mais de 5 meses de dedicação ao projeto, que teve a realização de experimentos no Laboratório de Fitopatologia da UCS, utilizando óleo de funcho e óleo de capim limão, a fim de inibir o crescimento de fungos específicos no caqui. O premiado trabalho contou com testes in vitro e in vivo. Segundo as pesquisadoras, a pesquisa alcançou o objetivo: “O processo in vitro levou 3 meses, mas o resultado foi ótimo. As concentrações tiveram inibição total no crescimento de fungo”, declarou Bruna.

Para a professora Andréia Gobbi, que coordena o projeto CETEC Ciência, a premiação do trabalho na maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas consolida o trabalho do CETEC no incentivo à pesquisa e à inovação, com a realização da Mostra Científica da escola e participações na Mostraseg, Mostratec e em bolsas de iniciação científica: “O resultado alcançado pela pesquisa das meninas nos mostra que estamos no rumo certo, valorizando a inserção dos alunos no ambiente da pesquisa e facilitando o acesso aos mais diversos laboratórios que o campus da UCS oferece”, conclui a docente. O trabalho premiado também foi o vencedor da 10ª edição da Mostraseg, a Mostra Científica e Tecnológica das Escolas de Ensino Médio da Serra Gaúcha, ocorrida no mês de setembro em Caxias do Sul.

Além do grupo credenciado para a feira colombiana, outros três alunos da escola participaram da Mostratec 2018. Com o trabalho “Desenvolvimento de embalagens ativas biodegradáveis à base de Poli (álcool vinílico), resíduo de biodiesel e óleo de Moringa oleifera”, os estudantes Juan Gabriel Zanotto Tosi, Pâmela Pietrobelli Duarte e Victoria Carneiro Xavier também representaram o CETEC no evento. A orientação da pesquisa científica do grupo foi realizada pelas professoras Tatiana Bisoto (CETEC-Química) e Rosmary Nichele Brandalise (UCS-Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias).

A MOSTRATEC

A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, que reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade. Neste ano, o evento ocorreu de 22 a 26 de outubro e teve representantes de todos os estados brasileiros e delegações de 22 países.

Nessa 33ª edição da feira foram apresentados 755 projetos, sendo 420 na Mostratec com estudantes do ensino médio e técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do ensino fundamental e da educação infantil.

A feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias, com o intuito de estimular estudantes na atividade de iniciação científica e tecnológica. Tal feito busca acelerar o processo de expansão e renovação no quadro de pesquisadores, conduzindo à sistematização e à institucionalização da pesquisa no ensino médio e profissional de nível técnico e estimular a imaginação, o prazer e a curiosidade através da pesquisa científica e tecnológica.

Fotos: Marcelo de Gregori