Aluno do CETEC participa de campeonato nacional de criação de RPG’s

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 19/10/2020 | Editado em 19/10/2020

Evento realizado entre 9 e 11 de outubro contou com grandes nomes do mercado de boardgames.

Durante a pandemia, mesmo que distantes, as pessoas ficaram mais conectadas do que nunca. Um universo que não ficou de fora dessa mudança foi o dos jogos de tabuleiro, que mesmo físicos, se adaptaram para a nova realidade. Reflexo desse novo período, o “RPG Jam 2020” contou com a participação de pessoas do Brasil inteiro com a proposta de criar o melhor RPG em apenas 48 horas. Na última semana, o aluno Lorenzo Mottin Jablonski, da turma A3 do CETEC, topou o desafio e, com o apoio da Ludoteca, representou a escola na competição.

Para Lorenzo, a experiência foi gratificante: “Foi divertida e um pouco cansativa, até pelo pequeno prazo e por eu ter começado um dia depois. Mas foi muito boa, principalmente pela possibilidade e o incentivo para criar. Assim, eu pude me divertir desenvolvendo e vendo evoluir o jogo a cada linha que eu escrevia”, avaliou Lorenzo.

Os jogos de tabuleiro, ou boardgames, como são conhecidos, fazem parte da história do CETEC UCS desde 2018, quando foi criada a atividade complementar da Ludoteca. Esta atividade leva os alunos a viverem as mais diversas experiências e entrarem em vários universos criados pelos boardgames. Além de poderem explorar essas possibilidades, os estudantes conseguem desenvolver a lógica, o raciocínio, interpretação e até a habilidade de criar histórias. Ainda, são impulsionadas a socialização e a criação de novos laços, como aponta Lorenzo: “Ela permite nos divertirmos juntos, sendo que a base de pessoas que frequenta a Ludoteca normalmente é de pessoas mais tímidas. Assim, desenvolvemos capacidades sociais e até fazemos novos amigos”, considera.

Para a diretora do CETEC, Ana Cristina Possapp Cesa, ter alunos da escola participando de duas competições neste estilo no mesmo final de semana é muito gratificante, não apenas por vê-los aplicando diversos aprendizados adquiridos na escola, mas, principalmente, por perceber que estão sempre em busca de novidades e de fazer a diferença, seja na região, no país ou até mesmo no mundo: “Ver o Lorenzo participando do “RPG Jam 2020” no mesmo final de semana em que os alunos Matheus Santos, Luiz Cláudio Scur e Guilherme Accorsi participaram do “Game Jam +” traz uma gratidão imensa pelo engajamento deles na busca por novas soluções para o cotidiano. Além disso, nos alegrou demais a competição estar diretamente atrelada com as atividades da Ludoteca, um espaço em que os alunos podem aprender se divertindo com jogos”, pontua a diretora.