Alunos do CETEC constroem escola em mundo online.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/05/2020 | Editado em 15/05/2020

O jogo Minecraft serviu de apoio para os alunos recriarem a escola na internet.

O isolamento social não significa estar longe dos lugares que marcam a nossa vida. Prova disso é a grande construção que os alunos Augusto Dagostini e Vicenzo Bado, da turma Gama 3 do CETEC, realizaram no jogo Minecraft. Os estudantes não só recriaram a escola na sua escala original, como colocaram lembraram de detalhes incríveis.

Veja entrevista  com os alunos e faça um tour pela escola no vídeo postado no YouTube da escola: https://bit.ly/entrevistamine

Após verem que alunos de diversas escolas e até universidades mundo afora estavam reconstruindo seus espaços de estudo no jogo, Augusto e Vicenzo sentiram se inspirados para tomarem frente e fazerem esta obra, que tomou forma em apenas dois dias: “Conversamos sobre os detalhes que faríamos e começamos a construir dentro da plataforma e o resultado foi bem bacana”, disse Dagostini.

Nada ficou de fora: das cores amarelas para reproduzir as nuances do famoso ipê até a presença do lagarto que vive nas redondezas da escola. Os estudantes reproduziram o grafite no corredor das artes e até mesmo o alçapão do palco do Teatro do bloco B.

Os jogos tem um papel importante nesse momento de isolamento que estamos passando: “Os alunos acabam encontrando nos jogos online e de tabuleiro uma forma de expressar a criatividade, além de terem momentos de lazer e descontração com os amigos, mesmo que de forma digital”, aponta Fogaça.

SOBRE O GAME
Minecraft é um jogo “sandbox”, ou seja, nele você pode fazer as modificações que quiser no espaço, sejam elas de clima, tempo e até mesmo construindo o que a criatividade permitir. Além disso, tem um modo sobrevivência onde há um mundo imenso para ser explorado com variados biomas, indo de montanhas com neve até extensos desertos em um curto período de tempo.

Com 10 anos de vida, “Minecraft” ainda mantém 112 milhões de usuários ativos por mês. Um dos diferenciais mais característicos do jogo se dá pelo formato de objetos e do mundo em si, já que todos são cubos que podem sofrer diversas alterações, sejam elas virando objetos ou até mesmo tendo matérias primas extraídas. Devido às infinitas possibilidades de criação e aplicação da imaginação, Minecraft tem sido utilizado também como ferramenta de ensino, trazendo uma nova abordagem educacional para as escolas.