Alunos do CETEC premiados pelo melhor roteiro e melhor vítima no II Festival UCS de Cine Trash.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 18/10/2017 | Editado em 18/10/2017

Equipes da escola garantiram premiações de Melhor Roteiro e Melhor Vítima.

Entre os dias 6 e 8 de outubro, 23 alunos do CETEC, divididos em duas equipes, participaram do II Festival UCS de Cine Trash, promovido pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Caxias do Sul. A atividade consistiu na realização de oficinas e palestras relacionadas ao cinema e ao gênero trash e na criação de um curta-metragem.

Na noite de sexta-feira, o festival recebeu o escritor, diretor e ator Cristian Verardi, no UCS Cinema, que compartilhou suas experiências cinematográficas e apresentou os conceitos do cinema Trash para os participantes do evento, além de explicar como deve ser feito um curta e os grandes erros que acometem um filme independente. Ainda na sexta-feira, foram sorteados os temas para as equipes produzirem seus curtas. Para o CETEC, foram delegadas as temáticas “vampiro” e “ficção científica”.

Durante a madrugada, os alunos já trabalhavam em ideias de roteirização para os projetos, sendo que cada equipe discutiu e selecionou os elementos narrativos que deram forma e o tom trash a cada produção. Na manhã de sábado, os estudantes participaram das oficinas de roteiro, maquiagem e figurino, operação de câmera e iluminação, direção de arte e edição de vídeo.

Durante a tarde e a noite do sábado, com os roteiros concluídos, figurinos montados e câmeras nas mãos, os alunos puderam colocar em prática toda a experiência aprendida. A madrugada de sábado para domingo foi reservada para a edição dos curtas.

Intitulado “Eu Sempre Vou Estar em Você”, o curta do CETEC que abordou a temática “vampiro” foi dirigido pelo aluno Giancarlo Maccagnan, que ficou contente com o resultado final do grupo: “Foram três dias de muito aprendizado e certamente saímos daqui orgulhosos com o nosso curta”, disse. A produção cinematográfica foi premiada na categoria Melhor Vítima.

Já o grupo que retratou o tema “ficção científica” deu o nome de “Looping” à produção. Dirigido pelo estudante Felipe Buffon, o curta narra a história de uma mulher que acorda atordoada e dentro de uma máquina, não consegue se lembrar de como chegou ali. “O resto é spoiler”, diz Buffon. O grupo garantiu a premiação de Melhor Roteiro.

Durante todo o final de semana, os alunos foram acompanhados pela professora Liliane Viero Costa, que coordena o Centro de Artes do CETEC. Para conferir os curtas produzidos pelos alunos, clique aqui para ver o curta sobre vampiros e aqui para ver o da temática ficção científica.