Alunos do curso de Direito participam de concurso do Supremo Tribunal Federal
STF MOOT! é dividido em duas fases. Caso avancem para segunda etapa, acadêmicos participarão de julgamento simulado em Brasília

Um grupo de seis alunos do curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul participam do concurso STF MOOT!, organizado pelo Supremo Tribunal Federal. A dinâmica, dividida em duas etapas, consiste em um julgamento simulado com estudantes de Direito de todo o país.
O Supremo propôs um julgamento de um caso fictício: um homem teria contratado uma empresa brasileira visando ao suicídio assistido na Suíça. Por essa ser uma prática proibida no Brasil, a empresa teria sido fechada antes de cumprir o contrato. Assim, hipoteticamente, o caso chegou ao STF por meio de um recurso que questiona a constitucionalidade dessa proibição.
Os alunos da UCS participaram da primeira etapa no dia 23 de junho, de forma remota. A atividade envolveu o desenvolvimento de dois memoriais – peças do processo que apresentam, de forma reduzida, argumentos e fundamentos jurídicos relevantes para a decisão final do juiz.
Serão selecionados os dois grupos que atingirem a maior nota. As equipes participarão de uma fase presencial, na sede do STF, para uma sessão simulada, com sustentação e arguição oral perante uma banca avaliadora. Esta fase ainda não tem data confirmada.
Integram a equipe da UCS os acadêmicos Leonardo Trentin da Rosa, Eduarda de Almeida Barp, Camilli Maria Pessoa, Sofia Negrini Santos, Luiza Aparecida da Silva e Danilo Lopez Marcondes. A coordenação é do professor Wilson Antônio Steinmetz.