Alunos do MBA em Gerência de Projetos mobilizam-se pela entidade Mão Amiga
Campanha criada pela turma reforça a importância da adesão ao Programa Nota Fiscal Gaúcha em benefício a instituições contempladas pela iniciativa. Estudantes ainda elaboraram balanço financeiro e assistencial do projeto social, a fim de ampliar a transparência das atividades e a confiança de apoiadores.
Em sua terceira edição, o curso de MBA em Gerência de Projetos da Universidade de Caxias do Sul foi palco para a realização de trabalhos em benefício social. Entre os meses de agosto de 2019 e de 2020, durante o Projeto Integrador, que propõe planejar, executar, acompanhar e monitorar um empreendimento real, a turma voltou suas atenções ao Mão Amiga. A entidade dedica-se ao encaminhamento de crianças em vulnerabilidade social de zero a quatro anos, não contempladas por vagas públicas na educação infantil, para instituições de ensino particulares parceiras.
Com o objetivo de impactar positivamente o Mão Amiga, um grupo de alunos criou e implementou a campanha #40segundos, de conscientização sobre a importância de informar o CPF no momento das compras, para inclusão na nota fiscal emitida. A partir do Programa Nota Fiscal Gaúcha, a ação contribui para a destinação de recursos às instituições indicadas no cadastro de cada cidadão (o programa, que visa à redução da sonegação fiscal, ainda sorteia prêmios aos participantes e oferece desconto no IPVA). O título escolhido pela turma do MBA para a campanha, que envolveu material impresso, divulgação nas redes sociais, por vídeos e em chamadas de rádio, é um convite para que as pessoas dediquem esse tempo a uma ação que apoia a sustentabilidade das entidades.
Outro grupo de estudantes tornou realidade o projeto Mãos Transparentes, com a proposta de ampliar a transparência de informações financeiras, atendimentos assistenciais e ações do Mão Amiga pela divulgação de seus números, promovendo confiança aos apoiadores. Os dados apurados foram incluídos em um balanço social referente ao ano de 2019, disponível para acesso no site da instituição, e o sistema preparado pelos alunos fica disponível para a montagem dos próximos relatórios.
As atividades foram desenvolvidas em conjunto com os representantes da entidade frei Jaime Bettega, criador e motivador do Mão Amiga e também professor da UCS, Cintia Costamilan e Ana Policastro, presidente e vice da associação, respectivamente, com o apoio de muitos colaboradores e voluntários.
Com o acompanhamento dos professores Quíldare Luchese de Abreu e Iraci Cristina da Silveira De Carli, coordenadora do curso, foram responsáveis pela campanha #40segundos os alunos Carlos Eduardo Manozzo, Everson da Luz Teles, Felipe Guimarães das Neves, Luís Henrique, Padilha e William Luan Pelissaro Furlaneto. Já o trabalho Mãos Transparentes ficou a cargo de Aurélio Marques, Gabriel Rizzon, Maciel Rizzi, Rafael Granoski, Roderlei Vargas e Rodolfo Moura.