Alunos dos cursos técnicos do CETEC participam de visita técnica virtual em centro de dança
A atividade foi realizada no Gira Centro de Dança, de Porto Alegre.
Mesmo no período da pandemia, as visitas técnicas realizadas pelos alunos do CETEC continuaram. Na segunda-feira, 14 de setembro, os estudantes dos cursos técnicos conheceram o Gira Centro de Dança, de Porto Alegre. O local surgiu com intuito de possibilitar uma nova abordagem em relação ao ensino da dança, criado para inovar e se diferenciar no mercado.
Durante a conversa, as empreendedoras e bailarinas Daniela Cezar e Marcelle Schwonke contaram sobre sua trajetória desde a infância, quando descobriram a paixão pela dança. “Com o passar do tempo, aprofundamos nossos conhecimentos profissionais e decidimos abrir o Gira Centro de Dança”, afirmou Daniela.
A visita, que integra o projeto de ensino para os cursos técnicos do CETEC, contou com participação dos alunos das turmas de terceiro ano e do segundo ano do Curso Técnico em Administração. O principal objetivo das atividades é ampliar o contato dos estudantes com o mercado profissional, proporcionando elementos para a compreensão sobre quais rumos gostariam de seguir ou, até mesmo, empreender.
Para Ana Cristina Possapp Cesa, diretora do CETEC, a visita técnica tem um significado muito grande, não apenas por mostrar aos alunos um empreendimento de sucesso, mas por ajudar a quebrar o estereótipo de que as artes não são o melhor caminho profissional. “As visitas técnicas virtuais têm nos trazido ótimos resultados como forma de auxílio aos alunos do CETEC, afinal, a cada experiência eles conhecem uma nova realidade e sonhos diferentes que deram certo. Na escola, prezamos muito trabalhar a parte artística com os alunos, então, ao trazer o case desta visita, esperamos incentivar os que um dia sonham em seguir este caminho a não desistirem e irem em frente”, afirma a diretora.
Para Fernanda Setti, docente dos cursos técnicos em Administração e em Informática, quando se fala de profissões, muitas vezes os alunos podem ter uma ideia a respeito das várias possibilidades, mas nem sempre conseguem conhecer a fundo os diversos caminhos que podem ser seguidos, principalmente em relação ao empreendedorismo, que oferece um universo de oportunidades. “Este momento foi importante para ampliar a visão dos alunos acerca do universo de possibilidades das nossas trajetórias profissionais. A conversa abordou o empreendedorismo como um desses caminhos, principalmente o empreendedorismo vocacional, que ocorre quando conseguimos transformar nossas paixões em negócios, em colaboração com outras pessoas que compartilham dessas mesmas paixões. É um caminho lindo”, pontua a professora.