Apresentações artísticas encerram a segunda edição do Projeto Juntos na Diversidade.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/12/2017 | Editado em 06/12/2017
Apresentação realizada na primeira edição do projeto, em 2016.

A solenidade de encerramento da segunda edição do Projeto Juntos na Diversidade – Programa de Incentivo à Preservação da Diversidade Linguística e Cultural será realizada neste sábado, dia 9 de dezembro, às 14 horas, no Auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

O projeto, concebido no âmbito do Comitê Estadual dos 140 anos da Imigração para as Colônias, tem a coordenação do Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC/UCS), com patrocínio do Banrisul e cooperação da Secretaria da Cultura do Estado do RS. Neste semestre, contou com a participação de 21 entidades de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Farroupilha, Ipê, Nova Prata, Veranópolis e Vila Flores.

“Juntos na Diversidade” busca incentivar crianças e adolescentes a produzirem atividades artísticas e culturais e apresentá-las às suas comunidades de origem. Escolas, entidades, artistas e institutos folclóricos propuseram às comunidades, por meio da dança, música, teatro, estudos literários e outras expressões da arte popular, o aprendizado e a valorização das línguas de imigração (talian, polonês e alemão) e da nativa kaingang.

Lançado em julho, o Juntos na Diversidade teve uma etapa inicial de preparação, no qual as instituições participantes desenvolveram as atividades artísticas-culturais com as crianças e jovens. Além do aprendizado direto, cada grupo concebeu uma peça artística ou palestra, exposição ou oficina, para o compartilhamento do processo criativo e das informações educativas a respeito da língua estudada.

Em outubro, iniciaram-se as apresentações nas comunidades de origem e, neste sábado, o evento de encerramento, em Caxias do Sul, contará com a apresentação de cada um dos projetos inscritos e a entrega de troféus e diplomas às instituições participantes.

Atividades
De Antônio Prado
– Agência de Desenvolvimento do Patrimônio Cultural e Natural do Município de Antônio Prado – atividade “Talian non desmentegar”(Talian não esquecer)
– Maria Luiza Rech Ravanello (MEI) – atividade “La notte del filó”
– CPM da Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII – atividade “Talian: herança, história e cultura”
– Maria Luiza Rech Ravanello (MEI) – atividade “Talian – Socorro!, não me deixe morrer”

De Bento Gonçalves
– CPM da E.E.E.F. Prof. Angelo Chiamolera – atividade “Coro Infanto-Juvenil e Flauta Doce”
– Braspol (representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil)/Núcleo de Bento Gonçalves – atividade “Grupo Pamiatki”

De Caxias do Sul
– CPM da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Ballvê – atividade “Tuti Ensieme”
– Escola de Samba Acadêmicos Pérola Negra – atividade “Grupo vocal multicultural Pérola Negra”
– Associação Cultural Germânica de Caxias do Sul – Alles Gut – atividade “Grupos de dança folclórica e Folclórica de Projeção da Alles Gut”

De Coronel Pilar
– Grupo de Dança e Cantoria Vocce dei Monti – atividade “O talian em canto, versos, arte cênica e oficinas de língua taliana”
– Grupo de Dança e Cantoria Vocce dei Monti – atividade “Taliani, bravi taliani”

De Cotiporã
– Braspol (representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil)/Núcleo de Cotiporã – atividade “Cantos e apresentação do Natal polonês”

De Farroupilha
– Instituto Cultural dos Pequenos Cantores de Farroupilha – atividade “Ricordare le canzoni italiane”
– Escola NIVO – atividade “Dança Kaingang”

De Ipê
– CPM da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Pequenos Brilhantes – atividade “Canto coral italiano”

De Nova Prata
– Braspol (representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil)/Núcleo de Nova Prata – atividade “Polonês, a língua da minha mãe”

De Veranópolis
– Braspol (representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil)/Núcleo de Veranópolis – atividade “Lembrar para não desaparecer”

De Vila Flores
– CPM da E.M.E.F. Doze de Maio –  atividade “Projeto Histórias e Memórias do Talian”
– CPM da E.M.E.F. Doze de Maio – atividade “Coral Acordes para a Vida”
– CPM da E.M.E.I Nostri Bambini – atividade “Grupo de Teatro Feras do Palco”
– CPM da E.M.E.I Nostri Bambini – atividade “O talian falávamos, o talian falaremos”.

Foto: Aldo Toniazzo