Área de Exatas e Engenharias será agraciada com Mérito Raul Randon de Metalmecânica



Entrega da comenda em sessão solene da Câmara de Vereadores caxiense ocorre nesta quinta-feira, 2 de outubro
A Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade de Caxias do Sul será agraciada nesta quinta-feira, 2 de outubro, com a Comenda Mérito Raul Randon de Metalmecânica, concedida pela Câmara Municipal de Caxias do Sul. A distinção é outorgada a profissionais, empresas ou entidades da área metalmecânica como forma de representar a força do trabalho humano e demonstrar o potencial do setor na cidade. A sessão solene ocorre às 19h, no Plenário Nadyr Rossetti.
“O reconhecimento é motivo de grande orgulho para a nossa área, valorizando o trabalho que realizamos em ensino, pesquisa, extensão e inovação. A Comenda reafirma a importância da parceria entre universidade, indústria e sociedade, mostrando que, juntos, podemos transformar conhecimento em desenvolvimento”, celebra o diretor da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da UCS, André Gustavo Adami.
A honraria entregue bienalmente foi instituída pelo decreto legislativo nº 396/A, de 12 de março de 2019, e leva o nome do fundador do Grupo Randon, hoje Randoncorp, destacado empreendedor no ramo da metalurgia. De autoria da Mesa Diretora do Parlamento caxiense, os agraciados desta edição foram aprovados por unanimidade entre os vereadores. Também recebem a comenda o presidente do Conselho de Administração e diretor-presidente da Agrale e da Agritech Lavrale, Hugo Zattera, e a sócia-proprietária da Galvânica Guarany, Isabel Rizzo.
Exatas e Engenharias
No mesmo ano de fundação da UCS, 1967, foi criada a Faculdade de Engenharia diante da crescente demanda do setor industrial da cidade. Era o início de uma trajetória crescente e em sintonia com as transformações tecnológicas e econômicas da região. Hoje, mais de 15 cursos de graduação compõem a Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias, que já formaram mais de 10,5 mil profissionais. Teoria e prática, em formações alinhadas às demandas industriais, tecnológicas e ambientais, são impulsionadas pela atuação de um corpo docente qualificado em uma infraestrutura de mais de 70 laboratórios de ensino, pesquisa e prestação de serviços.
A Universidade segue atenta às necessidades do setor produtivo regional, reafirmando seu papel estratégico no avanço econômico, social e científico da Serra Gaúcha. Esse compromisso se materializa, entre outras frentes, na oferta de pós-graduação lato sensu, com especializações, e stricto sensu, que conta com sete programas ativos na área, com mestrados e doutorados.
Fotos: Claudia Velho/Acervo UCS
Compartilhar