Área do Conhecimento de Exatas e Engenharias da UCS recebe o Mérito Raul Randon

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 03/10/2025 | Editado em 03/10/2025

Honraria distingue profissionais e instituições pela contribuição ao fortalecimento do setor metalmecânico

O Mérito Raul Randon do Legislativo caxiense foi entregue nesta quinta-feira, 2 de outubro, em sessão solene na Câmara de Vereadores, à Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da Universidade de Caxias do Sul.

Reitor

Na cerimônia, conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Lucas Caregnato, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização, Controle Orçamentário e Turismo, Zé Dambrós, se pronunciou em nome da Casa. O vereador destacou o potencial empreendedor de Raul Randon, que dá nome ao troféu, e do Grupo Randon, por ele fundado, pela contribuição na transformação de Caxias no segundo maior polo metalmecânico do país. “Aprendemos valores como determinação, ousadia, persistência e humanidade em cada conquista. Os homenageados de hoje fazem das oportunidades uma forma de projetar a cidade ao mundo. São exemplos que mantêm vivo o legado de Randon”, disse.

Da tribuna, o diretor da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da UCS, professor André Gustavo Adami, salientou que os cursos se balizam pelo conhecimento com rapidez e sustentabilidade. Citou ainda a diversificação de formações, sendo que o mais novo curso é o de Inteligência Artificial, previsto para 2026. “Pensamos na vivência prática, embasada na ciência. No último ano, desenvolvemos 52 projetos de inovação e tecnologia, com a captação de R$ 8 milhões”, comentou. O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, complementou: “A Universidade está voltada a impulsionar o empreendedorismo regional”.

Diretor da Área do Conhecimento

Na ocasião, também foram reconhecidos com troféus o presidente do Conselho de Administração e diretor-presidente da Agrale e da Agritech Lavrale, Hugo Zattera, e a sócia-proprietária da Galvânica Guarany, Isabel Rizzo.

Exatas e Engenharias

No mesmo ano de fundação da UCS, 1967, foi criada a Faculdade de Engenharia diante da evidenciada demanda do setor industrial da cidade. Era o início de uma trajetória crescente e em sintonia com as transformações tecnológicas e econômicas da região. Hoje, mais de 15 cursos de graduação compõem a Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias. Entre os 30 cursos ofertados desde sua fundação, a Área já formou um número superior a 10,5 mil profissionais. Teoria e prática, em formações alinhadas às demandas industriais, tecnológicas e ambientais, são impulsionadas pela atuação de um corpo docente qualificado em uma infraestrutura de mais de 70 laboratórios de ensino, pesquisa e prestação de serviços.

A Universidade segue atenta às necessidades do setor produtivo regional, reafirmando seu papel estratégico no avanço econômico, social e científico da Serra Gaúcha. Esse compromisso se materializa, entre outras frentes, na oferta de pós-graduação lato sensu, com especializações, e stricto sensu, que conta com sete programas ativos na área, que já formaram 640 mestres e doutores.

Fotos: Thales Comerlato Castagna