ARH Serrana vem conhecer o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 12/06/2018 | Editado em 12/06/2018

Representantes da  Associação Serrana de Recursos Humanos (ARH Serrana) realiza uma visita técnica à Universidade de Caxias do Sul com o objetivo de conhecer o programa de inclusão de pessoas com deficiência (PCD) na Instituição. O encontro – que reunirá o setor de Recursos Humanos da UCS e associados da ARH Serrana – ocorre nesta sexta-feira, dia 15 de junho, a partir das 14 horas, na Sala Florense do Bloco M.

Conforme a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção: até 200 funcionários, 2%; de 201 a 500 funcionários, 3%; de 501 a 1000 funcionários, 4% e, a partir de 1001 funcionários, 5%.

Cerca de duas mil pessoas trabalham fazem parte do quadro funcional da Fundação Universidade de Caxias do Sul – entre funcionários e professores. Entre elas, aproximadamente 90 são PCDs (pessoas com algum tipo de deficiência ou reabilitadas), atuam em diferentes setores das unidades universitárias, em vagas técnicas, administrativas, operacionais, docência, entre outras.

O Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da UCS visa oportunizar a inclusão social das pessoas com deficiência, de acordo com os princípios institucionais, em especial ao que se refere ao “Respeito à Pessoa e Responsabilidade Social”.

A psicóloga Elizandra Dors, do setor de Recursos Humanos da UCS, explica que, quanto ao processo seletivo de PCDs, “ficamos atentos desde a chegada da pessoa com deficiência, orientando e sensibilizando o gestor e a equipe de trabalho sobre a necessidade especial da pessoa que estão recebendo. Procuramos avaliar a acessibilidade e, na seleção, analisar juntamente com o candidato qual é o melhor local para ser contratado, considerando as competências técnicas e as comportamentais e, posteriormente, se for selecionado, promovemos a integração e o acompanhamento deste candidato durante sua vida na Instituição. Nossos gestores são os maiores parceiros: eles nos auxiliam na inclusão dos PCDs, na sensibilização das equipes e no acompanhamento desses funcionários nos setores”.

Essa experiência será relatada aos associados da ARH Serrana, com a apresentação de vídeos, depoimentos, e uma visita à Biblioteca Central.