Arquitetura e Urbanismo: curso tem 70 vagas em oferta no Vestibular de Inverno
No Vestibular de Inverno 2018, marcado para 24 de junho, serão oferecidas 70 vagas para o curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo nos campi universitários de Caxias do Sul e de Bento Gonçalves.
Em Arquitetura e Urbanismo, o objetivo é projetar espaços em que as pessoas possam desenvolver suas atividades diárias com conforto e segurança. Em complemento, os ambientes precisam ter funcionalidade e expressar a cultura local. O currículo da graduação oferecida pela Universidade segue essa premissa da profissão, preparando os estudantes para os anseios do mercado de trabalho.
As disciplinas são estruturadas em ciclos, o que permite ao acadêmico ter acesso a um aprendizado nas dimensões: vertical, com o constante acúmulo de conhecimento de uma mesma área, e horizontal, quando ocorre a conexão entre áreas diferentes, porém complementares à formação profissional do aluno.
Integração entre áreas é diferencial competitivo
Conforme o professor coordenador do curso, Pedro Augusto Alves de Inda, a estrutura em ciclos leva o aluno a absorver conhecimento de forma ampla. A cada semestre (ciclo), o acadêmico é responsável por desenvolver um projeto de tema específico, que inclui e inter-relaciona diferentes áreas do conhecimento (Artes, Exatas, Humanidades e temas como meio ambiente e sustentabilidade são alguns exemplos).
O projeto, então, é desenvolvido em um Ateliê Integrado, formado por diferentes laboratórios e supervisionado por professores que representam essas áreas.
Essa complexidade no desenvolvimento dos projetos arquitetônicos, explica o professor, confere à graduação em Arquitetura e Urbanismo da UCS um diferencial em relação a todas as demais graduações ofertadas no Rio Grande do Sul, já que o sistema consegue relacionar todas áreas de conhecimento, não apenas o aprendizado pelo acúmulo de conteúdo.
“Esse modelo pedagógico é muito elogiado. Com ele, nosso aluno aprende, de fato, a analisar e depois a relacionar, problematizar e sintetizar a atividade que fará no cotidiano da profissão”, sintetiza.
A satisfação do método de ensino estruturado em ciclos e desenvolvido sob o guarda-chuva de ateliês integrados, expõe o docente, agrada não apenas aos estudantes, mas também é manifestada pelo mercado.
“De um modo geral, empresas públicas e privadas da região nos passam um retorno muito positivo de nossos egressos. Em resumo, dizem que preferem contratar profissionais arquitetos formados pela UCS, inclusive em comparação a egressos de Instituições de Ensino Superior de Porto Alegre e região metropolitana, justamente pela estrutura curricular que desenvolvemos aqui”, complementa.
Incentivo ao protagonismo social
Umas das iniciativas voltadas à comunidade, o TaliesEM, Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo, surgiu em 2003 através de uma iniciativa estudantil com o intuito de promover o papel social da Arquitetura.
Compartilhar