Artista plástica caxiense Bernardete Conte expõe na Galeria de Arte da UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 14/05/2025 | Editado em 14/05/2025

Mais de 40 obras em diferentes técnicas compõem ‘Ver para entender: o impossível olhar’, mostra que pode ser prestigiada de 16 de maio a 10 de junho

A Galeria de Arte do Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul, localizada no bloco J, recebe a partir desta quinta-feira, 15 de maio, a exposição Ver para entender: o impossível olhar, da artista plástica caxiense Bernardete Conte. São mais de 40 obras, em diferentes técnicas e dimensões, que abordam o Holocausto – genocídio de judeus promovido pela Alemanha nazista durante a II Guerra Mundial. A abertura da mostra ocorre às 19h30min, para convidados, e a visitação ao público vai de 16 de maio a 10 de junho, gratuitamente.

Ver para entender: o impossível olhar tem apresentação da artista multimídia Liana Timm e expografia de Gelson Soares e Mara Galvani. Reúne obras produzidas de 2019 a 2022, entre elas fotografias “brancas” (série Desaparecimentos); desenhos e gravuras digitais (série À espera dos trens); pinturas à óleo; impressões sobre tela (série Ferrugens); e assemblages.

“O Holocausto foi o mais cruel genocídio vivido pela humanidade. Essa dor não pertence só à história de um povo, ela pertence à nossa consciência. George Didi-Hubermann, filósofo francês, diz que o Holocausto foi e sempre será o ‘inimaginável’, ou seja, por mais que se tenha o registro em imagens, elas nunca poderão dar o sentimento do todo vivido. Essa exposição é a minha forma de falar sobre isso”, argumenta Bernardete.

A mostra é uma realização da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura e do curso de Artes Visuais da UCS, com apoio do programa Arte na Escola – Polo/UCS e parceria da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura/Unidade de Artes Visuais.

Serviço
O quê: exposição Ver para entender: o impossível olhar, de Bernardete Conte
Quando: de 16 de maio a 10 de junho, de segunda à sexta, das 9h às 22h
Onde: Galeria de Arte do Bloco J, no Campus-Sede da UCS
Quanto: gratuito – visitas em grupo devem ser agendadas pelo telefone (54) 3289.9000

Fotos: Fernando Zago/Divulgação