Aula inaugural do Programa UCS Sênior incentiva a aprender e a fazer a diferença.
Encontro no UCS Teatro foi um momento de integração e valorização dos participantes do Programa. Grupo pernambucano “Idoso Mais do que Feliz” apresentou teatro musical “Nau Catarineta” e Anselmo Souza, do SESC RS, falou sobre “Saber que se pode, querer que aconteça”.
A tarde desta segunda-feira (26) foi de aprendizado, reflexão, risos e muita interação entre os cerca de 500 participantes da aula de início de semestre do Programa UCS Sênior.
A integração, que já era visível entre o público ainda antes do início do evento, foi ampliada a partir das dinâmicas propostas pelo educador físico, ator e comediante Anselmo Souza, coordenador técnico de trabalho social com grupos do SESC RS. O palestrante motivacional e estudioso da área de gestão estratégica de pessoas com foco em coaching apresentou ao grupo o tema “Saber que se pode, querer que aconteça”.
Incentivando o aprendizado constante, ele lembrou que cada um aprende do seu jeito e leva consigo somente as lições que deseja assimilar. “Situações novas exigem soluções novas: em um mundo de tecnologia há outros métodos e formas de aprender, ensinar e resolver”, afirmou, reforçando a importância do que é absorvido a partir de outras pessoas e da observação da natureza e dos animais.
O palestrante também explicou a necessidade de associar conhecimentos (ter o saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (querer fazer), conjunto de competências que permite desempenhar funções na busca de resultados concretos. Conecta-se à tríade o ciclo de atitudes positivas compartilhado por Souza:
– Pela manhã, levante para vencer: evite pensamentos ruins e não comprometa seu dia e daqueles que o cercam, considerando que todos são agentes transformadores dos espaços em que vivem.
– Seja movido a metas e objetivos: é preciso sonhar e buscar.
– Não desperdice tempo: dedique-se inteiramente àquilo que está fazendo.
– Pense, logo venda: imagens e ideias são transmitidos o tempo inteiro para as outras pessoas.
– O medo não lhe domina: não se deixe paralisar.
– Nunca desisto: exerça a teimosia para coisas boas.
– Acredito na força do entusiasmo: a dedicação e a união podem provocar mudanças.
– Aprenda algo todos os dias: sempre esteja disposto a conhecer e assimilar coisas novas, mesmo que pequenas.
Souza ainda reforçou a importância de crer em si evitando preconceitos limitadores de aprendizado e travas psicológicas para o sucesso. Lembrando não haver receita para o êxito e para a felicidade, visto que cada um os percebe de forma diferente, indicou cinco forças para o sucesso: identidade; visão; comunicação; aprendizado; e ir além. “Às vezes é preciso sair da zona de conforto, criar novos espaços e desafios, é quando a mágica acontece. As pessoas são milagres, podem fazer a diferença e contribuir com os outros. Assim se alcança realização e são compreendidos nossos propósitos”, finalizou, incentivando os presentes a serem extraordinários e a fazer a diferença, além de aproximarem-se das pessoas que sonham e ofereçam incentivo e apoio.

Valorização e iniciativas
Coordenador do Programa UCS Sênior, o professor Delcio Antônio Agliardi exaltou o propósito do evento: afinar a relação entre alunos, professores, coordenação e o universo da UCS, e valorizou a presença dos alunos e das “parcerias qualificadoras” que apoiam, valorizam e incentivam o trabalho realizado, a exemplo do SESC.
Delcio aproveitou para anunciar a aprovação, pelo Senado Federal, de um projeto de lei da Câmara que institui 2018 como ano de valorização e defesa dos direitos da pessoa idosa. “Muito nos alegra saber que o país está colocando em suas políticas públicas e agenda os direitos da pessoa idosa. A ideia é que, neste ano, executivo, legislativo e judiciário, nos níveis municipal, estadual e federal, adotem medidas e incentivem ações que valorizem a pessoa idosa”.
O coordenador também convidou para o Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano, que será sediado pela UCS nos dias 18 e 19 de outubro de 2018. “Não medimos esforços para a consolidação da regionalização do Programa UCS Sênior”, lembrou, citando o início das atividades em São Marcos neste ano e destacando o pioneirismo na implantação do Projeto Pedagógico do Programa em 2007 e na sua atualização no final de 2017, o que irá orientar suas políticas de ensino, pesquisa e extensão a partir de 2018.


Nau Catarineta
Durante o evento, os convidados assistiram ao teatro musical encenado por idosos da cidade pernambucana de Ipojuca, integrantes do Programa Idoso Mais do que Feliz – coordenado por Augusto Carvalho e que reúne 1.200 participantes. O romance marítimo intitulado Nau Catarineta contou a história das conquistas dos navegadores portugueses no Novo Mundo com muita música e dança folclórica, que animaram a plateia.
Fotos: Claudia Velho
Compartilhar