Autores EDUCS em destaque: saiba mais sobre as obras de Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli
A caxiense Maria de Fátima Fagherazzi Pizzoli é formada em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UCS, com a pesquisa Gênero e Sexualidade na Educação Superior.
Atuando há 25 anos na educação, Maria de Fátima é uma das idealizadoras da coleção ECOAR, com obras que tratam de temáticas sensíveis e relevantes às áreas das ciências humanas e sociais, em especial as que envolvem pessoas e grupos que são invisibilizados e estão constantemente reivindicando seus direitos. Saiba um pouco mais sobre a autora e a coleção ECOAR, lançada pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS).
Como a sua formação interfere no processo de autoria dos livros?
Considero que minha formação em Administração e minha trajetória na educação contribuem para que eu consiga reunir pessoas e recursos no planejamento e na organização das obras em torno dos objetivos propostos.
Como surgiu a coleção ECOAR?
Os dois primeiros livros da coleção ECOAR resultam de ações desenvolvidas em projetos de extensão do campus Caxias do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) que iniciaram no contexto da pandemia. Para desenvolver ações junto à comunidade, foram empreendidas iniciativas diversas, entre elas a realização de diálogos e bate-papos on-line, cujos conteúdos se revelaram muito esclarecedores, além de ótimos materiais de apoio didático. Como resultado, decidimos transformá-los em textos que pudessem, a partir de diferentes olhares e vozes, discutir, esclarecer e contribuir para visibilizar diferentes existências, além de chegar aos mais distantes lugares de forma gratuita.
Qual o objetivo da coleção?
A coleção tem como objetivo principal difundir as temáticas a partir do conhecimento, das vivências coletivas e das histórias de vida.
Quais as obras já publicadas pela EDUCS nesta coleção?
Altas Habilidades/Superdotação: precisamos falar sobre isso!, com organização minha e de Liana Ferreira da Rosa Fernandes Vianna, e (R)existir: diálogos sobre gêneros e sexualidades, também organizado por mim e por Mariana Scussel Zanatta e Rafael Vebber.
Qual o público-alvo da coleção?
O público são as pessoas pertencentes aos grupos abordados nas temáticas de cada obra, além de profissionais da educação, estudantes, familiares e comunidade em geral.
Quais os resultados percebidos a partir das publicações da coleção?
Como as obras estão organizadas em formato de “bate-papo”, resultantes de diálogos on-line cuja realização iniciou no período de pandemia, percebemos que os textos são facilmente compreendidos por quem os lê, despertando o interesse para o aprofundamento da temática.
Como e por que vocês escolheram a EDUCS para a publicação da coleção?
Ambas as obras resultaram de projetos de extensão que receberam recursos de editais de Auxílio Institucional à Extensão do IFRS, que requerem apresentação de três orçamentos para seleção de fornecedores. Dentre as editoras selecionadas para possível publicação das obras, a EDUCS apresentou-se como a melhor opção, por isso foi a editora escolhida para as publicações. A tradição da EDUCS aliada à seriedade do Conselho Editorial na análise das obras ao considerá-las para possível publicação e à competência da equipe na condução do processo de revisão, editoração, publicação e divulgação das obras são pontos que destacamos como de importante relevância. A experiência foi muito positiva, todos os pontos acordados foram cumpridos, observando-se as normativas de ambas as partes, o que resultou em duas publicações primorosas e elogiadas pelos autores e leitores.