Bate-papo com estudantes do CETEC trata sobre entrevistas de emprego e inserção no mercado de trabalho

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 30/10/2020 | Editado em 30/10/2020

Atividade faz parte do 1º Seminário de Imersão Profissional “Eu no Mundo”.

Os alunos das turmas de terceiro ano dos cursos técnicos em Informática e Administração do CETEC participaram, na quinta-feira (29/10), do bate-papo “Entrevista de emprego: o que fazer e como se portar”. A atividade foi liderada pela professora do Curso Técnico em Administração e especialista em Recursos Humanos, Francine Corso.

No encontro, foram abordados diversos pontos considerados essenciais e com várias dúvidas por parte dos alunos, como se tatuagens podem afetar a busca de emprego, a postura na hora de conversar com os entrevistadores e até mesmo as trocas visuais durante uma entrevista. O intuito da iniciativa, bem como do 1º Seminário de Imersão Profissional “Eu no Mundo” é oportunizar a aproximação dos alunos com o mercado de trabalho, reafirmando o compromisso da escola de formar profissionais preparados para o futuro.

Além das dicas, alunos vivenciaram entrevistas simuladas, aplicando o que aprenderam e entendendo melhor quais pontos podem ser aprimorados para que possam se destacar.

Para a professora Francine Corso, ao falar sobre mercado de trabalho não se pode esquecer da etapa inicial, que é a entrevista de emprego. Como ela acaba sendo o cartão de visita e uma das principais marcas deixadas pelos futuros profissionais, sempre é bom dedicar uma atenção especial para os detalhes nesse momento: “Nós, como professores dos cursos técnicos, nos preocupamos tanto em oportunizar um ensino de qualidade para os alunos, quanto em prepará-los para diversas situações que possam encontrar no mercado de trabalho. Ensinarmos dicas para momentos essenciais, como a primeira entrevista de emprego, sem dúvidas, agrega muito para que em um futuro próximo consigam se destacar e conquistar a vaga que desejam”, pontua a docente.

O 1º Seminário de Imersão Profissional “Eu no Mundo” segue com encontros nas próximas semanas, com profissionais de diversas áreas que falarão com os estudantes sobre temas para auxiliar ao longo do estágio e do início da carreira profissional.