Boletim anual revela redução de postos de trabalho formal em Caxias do Sul, no ano de 2017.
O Observatório do Trabalho divulgou, na terça-feira (13), o Boletim Anual Mercado Formal de Trabalho de Caxias do Sul: Base de Dados RAIS 2017, que traz um balanço do mercado de trabalho do município com base na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
O boletim informa que Caxias do Sul encerrou o ano de 2017 com 153,7 mil empregos formais, 2 mil postos de trabalho (-1,3%) a menos do que no ano anterior. O setor da Construção foi responsável pelo fechamento de 734 postos de trabalho, 36% do total de vínculos perdidos.
Também houve ganho real na remuneração dos trabalhadores, já que em 2017 o aumento médio do salário foi de 3,7%, acima da inflação do ano, de 2,1% (INPC/IBGE). Pela terceira vez desde a série histórica de 2002, houve a diminuição de postos de trabalho ocupados por mulheres no município. Constatou-se, ainda, o encerramento de vínculos em todas as faixas etárias (exceto 65 anos ou mais) e em todos os níveis de escolaridade (exceto médio completo, mestrado e doutorado), o que indica a profundidade da retração do mercado formal de trabalho.
Faixa etária superior aos 50 anos
A segunda parte do boletim aborda a participação das pessoas com mais de 50 anos no mercado de trabalho formal, entre 2013 e 2017, observando um crescimento de postos de trabalho para este público, assim como um incremento na remuneração média. Outro aspecto verificado é que a maioria desses trabalhadores encontra-se nos setores da Indústria de Transformação e Serviços e é do sexo masculino. Em termos de escolarização, o estudo revelou que a maior parte dos trabalhadores acima de 50 anos apresenta ensino fundamental e médio completos.
Compartilhar