Câmara de Vereadores de Farroupilha homenageia os 25 anos da UCS no município.
Os 25 anos da instalação da Universidade de Caxias do Sul em Farroupilha foram celebrados pela Câmara de Vereadores local na sessão desta segunda, 27 de agosto. A homenagem foi marcada, primeiramente, pela escolha do Campus Universitário de Farroupilha para sediar a reunião mensal da iniciativa chamada Manifesto Popular – na última segunda-feira de cada mês, a sessão do Legislativo farroupilhense é realizada em um bairro da cidade – e, depois, pelas manifestações dos líderes de bancada referentes à contribuição da Universidade para o desenvolvimento do município.

No espaço reservado ao pronunciamento da Instituição, o vice-reitor Odacir destacou a identificação com a região e o caráter comunitário da UCS, o que orienta a dedicação em atender às demandas educacionais, sociais, culturais e empreendedoras dos municípios. Agradecendo a acolhida da comunidade farroupilhense, o vice-reitor também lembrou a disponibilidade institucional de ampliar a atuação regional, com a expansão dos cursos de graduação a distância e com mais ofertas de pós-graduação.
DEPOIMENTOS
No espaço do Grande Expediente, dedicados às manifestações dos líderes de bancada, os vereadores registraram homenagens aos 25 anos da UCS em Farroupilha.
– Tadeu Salib dos Santos (PP) – O vereador lembrou que suas três filhas formadas pela UCS, em Direito, Pedagogia e Fisioterapia. “Nesse papel (da Universidade) de responsabilidade com a sociedade, eu sou uma das provas: a UCS proporcionou que meu sonho fosse realizado por três vezes”, relatou. Santos também destacou o compromisso comunitário da Instituição por meio da educação. “A Universidade está no meio social interagindo com a comunidade e propiciando todas as condições para quem tem determinação em estudar”, pontuou.
– Fabiano Piccoli (PT) – Também mencionando os laços familiares com a UCS – sua esposa é egressa da instituição – o vereador ressaltou as diversas atividades da Universidade executadas em parceria com o poder público local, o que tornou a Instituição uma referência para Farroupilha. “Os desafios da Universidade são os mesmos de um município: se perpetuar para continuar ofertando serviços. A UCS faz parte da nossa cidade. Contem conosco para continuar formando profissionais e cidadãos”.
– Sandro Trevisan (PSB) – Ressaltando a importância da Universidade para o desenvolvimento regional, o vereador valorizou a iniciativa de expansão dos cursos de Educação a Distância (EaD), ampliando as possibilidades de acesso a Educação Superior de forma segura, a custo menor e com a manutenção da qualidade da educação presencial, devido à interação entre professores e estudantes possibilitada pela tecnologia.
– Alberto Maioli (REDE) – Agricultor, o vereador recordou de uma viagem técnica à Itália em que participou com o então professor da UCS, Jaime Lovatel, pesquisador em enologia e vitivinicultura, outros produtores, professores e representantes públicos da região. Segundo Maioli, foi ele quem sugeriu aos docentes da UCS a criação de um curso de Agronomia na Instituição, em virtude da grande produção em fruticultura da região. “Que surpresa a minha quando, depois de um ano, foi incluído o curso de Agronomia na Universidade de Caxias do Sul. E hoje posso dizer que tenho o privilégio de ter um filho formado engenheiro agrônomo neste curso”.
– Arielson Arsego (MDB) – O vereador destacou o esforço coletivo do poder público e lideranças locais e da UCS para a instalação do então Núcleo Universitário em 1993. “Pelo o que contribuiu para o desenvolvimento regional, a UCS pode hoje ser considerada uma instituição farroupilhense. Nos sentimos orgulhosos e gratificados por esta benéfica presença em nossa comunidade”, salientou. Enfatizando também a relação entre educação de qualidade e desenvolvimento, o vereador elogiou os estudantes e os egressos da instituição. “Parabéns aos alunos que escolheram a UCS, tendo a oportunidade de marcarem suas trajetórias profissionais com um diploma de alta credibilidade, conferido por uma das mais conceituadas universidades brasileiras”.
O Campus Universitário de Farroupilha – CFAR
A instalação da Universidade de Caxias do Sul em Farroupilha é um exemplo fiel da implementação estratégica do Projeto de Regionalização da UCS, empreendido no início dos anos 1990, visando à qualificação do atendimento da comunidade regional.
As atividades se iniciaram no segundo semestre de 1993, com o curso de Administração – Habilitação em Comércio Exterior, que teve sua aula inaugural no dia 11 de agosto. O então Núcleo Universitário de Farroupilha (NUFAR) funcionava no centro da cidade tendo como primeiro diretor o professor Raul Bampi. Ele foi sucedido por Celso Ferrarini e este pela atual diretora, Fernanda Schmitz.
Em 13 de março de 1997, a unidade foi transferida para sede própria, onde funciona até hoje, no bairro Bela Vista, Com 5.876,15 m2 de área construída, o prédio está em um terreno de 12.662,15 m2. A mudança viabilizou a oferta de novos cursos ao longo dos anos, e a ampliação das atividades de pós-graduação, de pesquisa e de extensão. Em 21 de outubro de 2015, ocorreu a transformação do núcleo em campus universitário.
Atualmente, a unidade possui alunos de Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa, Feliz, Alto Feliz e Salvador do Sul. Desde o início de suas atividades até o final de 2017, o Campus Universitário de Farroupilha diplomou 1.350 profissionais.
Fotos: Claudia Velho
Compartilhar