Campus de Farroupilha terá espaço público de coworking

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/09/2020 | Editado em 24/09/2020

Iniciativa resulta de parceria entre Prefeitura Municipal e UCS, com a dedicação de profissionais voluntários e a participação de empresas que contribuem com os materiais para a realização da obra. Com acesso a ser regulamentado por edital, escritório de trabalho compartilhado visa apoiar novos empreendedores.

Fachada do escritório, projeto desenvolvido pelas arquitetas voluntárias Marta Galafassi e Mariana Mugnol.

A partir do próximo ano, a previsão é que os empreendedores de Farroupilha possam contar com um espaço gratuito de trabalho compartilhado: o coworking público do município, que vem sendo instalado em uma área anexa ao Campus da UCS. Denominado Semente Espaço Conectivo, o ambiente é desenvolvido em apoio aos profissionais que iniciam sua jornada.

A iniciativa partiu do grupo de voluntários Integra Farroupilha, composto por representantes do setor educacional, empresarial e do poder público municipal. Conforme explica a diretora do Campus Universitário de Farroupilha, professora Fernanda Maria Francischini Schmitz, o projeto é operacionalizado através de convênio entre Prefeitura Municipal e UCS. A Universidade é responsável pela cedência da sala junto ao CFAR, com acesso independente; o órgão público disponibilizará a dedicação de um servidor; e o grupo Integra atua na reforma e adequação dos espaços.

O ambiente terá 50 metros quadrados e incluirá sala de reuniões. Projetado de forma voluntária pelas arquitetas Marta Galafassi e Mariana Mugnol, vai comportar até 25 pessoas trabalhando de forma compartilhada. Materiais e mobiliários vêm sendo doados por empresas como Soprano, Tramontina, Center Luz, Eurotec e Olthen, mas o grupo ainda busca novas contribuições para a conclusão, inclusive de mão de obra especializada.

“A intenção do projeto é disponibilizar aos empreendedores um local adequado para o atendimento de clientes e fornecer um apoio na gestão de seus negócios. Sendo a iniciativa de um grupo formado por empresários, setor educacional e setor público, em prol do desenvolvimento da comunidade de Farroupilha, e sediado no CFAR, a Universidade responde ao seu papel social”, considera a diretora, acrescentando que também poderão ser atendidos os egressos da Universidade.

A diretora explica que, a partir da inauguração, um edital regulamentará o acesso de todos os interessados, que deverão estar registrados para trabalhar em Farroupilha e terão um período entre 12 e 18 meses para utilização do coworking.