Campus-Sede recebe, neste domingo, o Festival de Música de Rua.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/04/2019 | Editado em 02/05/2019

A Universidade é parceira do projeto pelo segundo ano e recebe atrações locais, de outros estados brasileiros e internacionais, no Campus-Sede (estacionamento do CETEL), com acesso gratuito.

A oitava edição do Festival de Música de Rua passa pela Universidade de Caxias do Sul – parceira na realização pelo segundo ano – neste domingo, 5 de maio, a partir das 15h. Os shows, com atrações locais, de outros estados brasileiros e internacionais, têm acesso gratuito e ocorrem no estacionamento do Centro de Teledifusão Educativa (Cetel), onde o público também encontrará serviços e alimentação em food trucks.

Nas últimas edições, o Festival Brasileiro de Música de Rua já promoveu mais de 460 apresentações, envolvendo mais de 300 atrações artísticas e interagindo com um público superior a 175 mil pessoas. Ocupando espaços públicos em concertos ao ar livre, a iniciativa propõe a conexão cultural das cidades da Serra Gaúcha aos contextos brasileiro e latino-americano, além de realizar, entre outras atividades, oficinas de musicalização e cine-debates.

ATRAÇÕES
– O coletivo caxiense Slam das Manas, que levará seu discurso e versos de empoderamento feminino ao palco do Festival. 
– O projeto Rapajador, que aproxima o rap das pajadas gaudérias e é desenvolvido pelo rapper Chiquinho Divilas e o acordeonista Rafael De Boni, com a participação do compositor Rodrigo Molares.
– Os uruguaios do Quarteto Ricacosa, que promovem uma fusão de ritmos tradicionais como o tango ao folclore do Uruguai.
– O cantor e compositor equatoriano Ricardo Pita, cujo trabalho funde referências tropicais, swing, rock alternativo e folclore latino-americano.
– O ícone da música contemporânea gaúcha Borghettinho, que tem projeção internacional pela aproximação da música do pampa – como vanerão, xote, milonga e chamamé – ao jazz fusion.
– O trio paranaense Tuyo, com uma estética que inclui o folk e transita pelo lo-fi, hip-hop e até o synth-pop.
– A amazonense radicada no Pará Keila, ex-integrante da Gang do Eletro, com uma fusão entre o brega paraense e o funk.

Festival de Música de Rua 2019
Concebido em dois momentos, o Festival de Música de Rua está em andamento desde o dia 22 de abril – e se estendeu até o dia 28 com sua etapa Caxias, mobilizando grupos e artistas caxienses para apresentações em locais como igrejas e escolas, com enfoque também na formação de público.

Entre os dias 1º, 4 e 5 de maio, a etapa Serra Gaúcha propõe shows em Caxias do Sul e Bento Gonçalves. No dia 1º de maio, às 17h, o festival ocupará o espaço Fabbrica, em Caxias, com apresentações de Ricardo Pita e da Banda Marcial do Cristóvão de Mendoza. No dia 4, a programação ocorre em Bento Gonçalves, com shows a partir das 15h, na Rua Coberta, com Ricardo Pita, Tuyo, a banda Trebbiano, de Bento Gonçalves, e o projeto Rapajador, além de food trucks com opções de alimentação e cerveja artesanal. O encerramento ocorre no dia 5 de maio, com a programação no Campus-Sede da UCS.

O Festival tem patrocínio da Natura Musical, com financiamento pelo Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e pela Lei de Incentivo à Cultura do município de Caxias do Sul (etapa municipal). O apoio é da Metadados, Imobiliária Bento Alves, Visate e Fabbrica, com parceria da Universidade de Caxias do Sul, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Focco Sistemas de Gestão, UCS FM, Pisani Plásticos, CD Baby e Noise Áudio. A realização é da SantoDai Produções Culturais e Fecomércio SESC RS.

* Com informações do Festival de Música de Rua.