Campus Universitário de Farroupilha, nos seus 25 anos, presta homenagem ao professor Raul Bampi.
Auditório passa a ter a denominação do primeiro diretor da unidade universitária, implantada em 1993.

“Em 1993, com o projeto de regionalização da Universidade de Caxias do Sul, que talvez tenha sido o maior projeto social que a região já teve, foi implantado o Núcleo Universitário de Farroupilha, hoje Campus Universitário, quando fui nomeado diretor da unidade, permanecendo até dezembro de 2010”. Assim, o professor Raul Bampi, graduado pela UCS em 1973, em Matemática, se dirigiu à comunidade de Farroupilha na noite desta segunda-feira (20), por ocasião da nomeação do Auditório do Campus Universitário de Farroupilha com o seu nome.
O evento no Campus, que recebeu mais de 200 pessoas – entre alunos, professores e representantes da comunidade – teve a apresentação do espetáculo “Acuarela del Sur”, com o Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS e com o violonista Lucio Yanel, regidos pelos maestro Manfredo Schmiedt.
Antecedendo a programação cultural, o vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli e a diretora do Campus Universitário, professora Fernanda Maria Francischini Schmitz, descerraram a placa com as diretrizes institucionais da UCS: Excelência acadêmica, desenvolvimento das pessoas e da região; Inserção acadêmica nacional e internacional; Empreendedorismo e inovação; e Sustentabilidade institucional.

Homenagem
A segunda placa descerrada na noite foi em homenagem ao professor Raul Bampi em agradecimento à sua dedicação à UCS. Ele foi o primeiro diretor da unidade universitária no município, implantada em 1993 e que agora completa 25 anos. Depois do professor Bampi, a unidade universitária foi dirigida pelo professor Celso Ferrarini (de 2011 a 2016, hoje diretor da Diretoria de Relacionamento com o Mercado da Fundação Universidade de Caxias do Sul). Desde abril de 2016, a direção do Campus Universitário de Farropupilha é da professora da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas, Fernanda Maria Francischini Schmitz.

Por 35 anos, Bampi fez parte do grupo de professores que participou do cotidiano da Instituição no exercício da docência ou em funções acadêmico-administrativas. Mas sua relação com a UCS é mais antiga. Segundo ele, “existem fatos, pessoas e instituições que, às vezes, marcam nossas vidas. A minha foi indelevelmente marcada pela UCS: em 1968 ingressei como aluno; em 1973 graduei-me em Matemática e em 1975 fui contratado como professor. Na verdade, minha família toda buscou sua formação na Universidade de Caxias do Sul: minha esposa completou Licenciatura em Ciências e, mais tarde, meus três filhos formaram-se em Administração, em Moda e Estilo e em Medicina”.
Bampi ressaltou que o município de Farroupilha e seu entorno foram muito beneficiados com a presença da UCS. “Entre as vantagens oferecidas podemos destacar o atendimento a demandas locais, com a oferta de uma série de cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão. Foi destaque também a realização de ações comunitárias e a organização e a oferta dos cursos do RS Emprego e teve muita importância também a presença do CETEC, escola de ensino médio, de 1997 a 2006”.

Quanto à homenagem, mostrou-se agradecido e honrado: “Este auditório me faz lembrar de muitos eventos aqui realizados, que promoveram cultura, lazer e integração, contribuindo para a descoberta de talentos e vocações”.
Para a diretora do Campus Universitário de Farroupilha, Fernanda Maria Francischini Schmitz, a história do professor Bampi “se confunde com a história da UCS, e em especial com a história da UCS Farroupilha. Sua atuação como gestor se transformou em uma referência para os que com ele tiveram o privilégio de trabalhar, bem como para os que o sucederam. Sua conduta como professor é sempre lembrada por seus inúmeros alunos que, muito mais que os fundamentos da Matemática,
aprenderam com seu exemplo a ética, o comprometimento e a empatia”. A diretora também destacou que “hoje estamos comemorando o resultado de um projeto de regionalização da Universidade de Caxias do Sul, que juntamente com os esforços da Prefeitura Municipal de Farroupilha e da Câmara de Indústria e Comércio, possibilitaram a vinda, em 1993, de uma unidade da UCS no nosso município”.

Da comunidade
O vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli referiu-se ao professor homenageado como o guardião da unidade universitária da Farroupilha, que colaborou com a sua implantação no município e sempre atento às demandas da região. “Os diretores da unidades universitárias também têm essa responsabilidade: de estarem envolvidos com as demandas da região”. Quanto à regionalização da UCS com a presença de campi em diferentes municípios, o vice-reitor ressaltou a importância dessa iniciativa que agora completa 25 anos. “Tenho a satisfação de estar presente nas comemorações dos 25 anos do Campus Universitário de Farroupilha e nos sentimos pertencentes a essa comunidade”.
Fotos: Claudia Velho
Compartilhar