Campus Universitário de Farroupilha, nos seus 25 anos, presta homenagem ao professor Raul Bampi.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 21/08/2018 | Editado em 21/08/2018

Auditório passa a ter a denominação do primeiro diretor da unidade universitária, implantada em 1993.

Descerramento da placa do Auditório Prof. Raul Bampi.

“Em 1993, com o projeto de regionalização da Universidade de Caxias do Sul, que talvez tenha sido o maior projeto social que a região já teve, foi implantado o Núcleo Universitário de Farroupilha, hoje Campus Universitário, quando fui nomeado diretor da unidade, permanecendo até dezembro de 2010”. Assim, o professor Raul Bampi, graduado pela UCS em 1973, em Matemática, se dirigiu à comunidade de Farroupilha na noite desta segunda-feira (20), por ocasião da nomeação do Auditório do Campus Universitário de Farroupilha com o seu nome.

O evento no Campus, que recebeu mais de 200 pessoas – entre alunos, professores e representantes da comunidade – teve a apresentação do espetáculo “Acuarela del Sur”, com o Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS e com o violonista Lucio Yanel, regidos pelos maestro Manfredo Schmiedt.

Antecedendo a programação cultural, o vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli e a diretora do Campus Universitário, professora Fernanda Maria Francischini Schmitz, descerraram a placa com as diretrizes institucionais da UCS: Excelência acadêmica, desenvolvimento das pessoas e da região; Inserção acadêmica nacional e internacional; Empreendedorismo e inovação; e Sustentabilidade institucional.

Comunidade prestigiou a homenagem ao professor Raul Bampi.

Homenagem
A segunda placa descerrada na noite foi em homenagem ao professor Raul Bampi em agradecimento à sua dedicação à UCS. Ele foi o primeiro diretor da unidade universitária no município, implantada em 1993 e que agora completa 25 anos. Depois do professor Bampi, a unidade universitária foi dirigida pelo professor Celso Ferrarini (de 2011 a 2016, hoje diretor da Diretoria de Relacionamento com o Mercado da Fundação Universidade de Caxias do Sul). Desde abril de 2016, a direção do Campus Universitário de Farropupilha é da professora da Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas, Fernanda Maria Francischini Schmitz.

Celso Ferrarini, Raul Bampi e Fernanda Schmitz.

Por 35 anos, Bampi fez parte do grupo de professores que participou do cotidiano da Instituição no exercício da docência ou em funções acadêmico-administrativas. Mas sua relação com a UCS é mais antiga. Segundo ele, “existem fatos, pessoas e instituições que, às vezes, marcam nossas vidas. A minha foi indelevelmente marcada pela UCS: em 1968 ingressei como aluno; em 1973 graduei-me em Matemática e em 1975 fui contratado como professor. Na verdade, minha família toda buscou sua formação na Universidade de Caxias do Sul: minha esposa completou Licenciatura em Ciências e, mais tarde, meus três filhos formaram-se em Administração, em Moda e Estilo e em Medicina”.

Bampi ressaltou que o município de Farroupilha e seu entorno foram muito beneficiados com a presença da UCS. “Entre as vantagens oferecidas podemos destacar o atendimento a demandas locais, com a oferta de uma série de cursos de graduação, de pós-graduação e de extensão. Foi destaque também a realização de ações comunitárias e a organização e a oferta dos cursos do RS Emprego e teve muita importância também a presença do CETEC, escola de ensino médio, de 1997 a 2006”.

Convidados assistiram ao concerto do Grupo de Cordas e Lucio Yanel.

Quanto à homenagem, mostrou-se agradecido e honrado: “Este auditório me faz lembrar de muitos eventos aqui realizados, que promoveram cultura, lazer e integração, contribuindo para a descoberta de talentos e vocações”.

Para a diretora do Campus Universitário de Farroupilha, Fernanda Maria Francischini Schmitz, a história do professor Bampi “se confunde com a história da UCS, e em especial com a história da UCS Farroupilha. Sua atuação como gestor se transformou em uma referência para os que com ele tiveram o privilégio de trabalhar, bem como para os que o sucederam. Sua conduta como professor é sempre lembrada por seus inúmeros alunos que, muito mais que os fundamentos da Matemática,
aprenderam com seu exemplo a ética, o comprometimento e a empatia”. A diretora também destacou que “hoje estamos comemorando o resultado de um projeto de regionalização da Universidade de Caxias do Sul, que juntamente com os esforços da Prefeitura Municipal de Farroupilha e da Câmara de Indústria e Comércio, possibilitaram a vinda, em 1993, de uma unidade da UCS no nosso município”.

A diretora do Campus e o vice-reitor da UCS.

Da comunidade
O vice-reitor Odacir Deonisio Graciolli referiu-se ao professor homenageado como o guardião da unidade universitária da Farroupilha, que colaborou com a sua implantação no município e sempre atento às demandas da região. “Os diretores da unidades universitárias também têm essa responsabilidade: de estarem envolvidos com as demandas da região”. Quanto à regionalização da UCS com a presença de campi em diferentes municípios, o vice-reitor ressaltou a importância dessa iniciativa que agora completa 25 anos. “Tenho a satisfação de estar presente nas comemorações dos 25 anos do Campus Universitário de Farroupilha e nos sentimos pertencentes a essa comunidade”.

Fotos: Claudia Velho