Campus Universitário de Vacaria é homenageado no Desfile Cívico.
O Campus Universitário de Vacaria foi homenageado pela Escola Municipal Juventina Morena de Oliveira, no dia 7 de setembro, durante o Desfile Cívico no município. A distinção foi em razão dos 25 anos de regionalização da Universidade de Caxias do Sul e a presença da unidade universitária em Vacaria. O Desfile Cívico contou também com a presença de acadêmicos dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Educação Física, Direito e Programa UCS Sênior do Campus Universitário de Vacaria.
Os 25 anos de regionalização
As atividades da UCS em Vacaria se iniciaram com a instalação de uma extensão, em 1º de dezembro de 1969, do curso de Letras – Habilitação em Língua e Literaturas da Língua Portuguesa, por meio de convênio entre a Universidade e a Associação Pró-Ensino Superior dos Campos de Cima da Serra (APESCCS). Como sede, a UCS locou espaços da Escola Normal São José.
Com a reforma educacional de 1971, que impedia as universidades de desenvolver atividades acadêmicas fora da sede da instituição, a UCS transferiu a gestão do curso à entidade local, no ano seguinte. Também em 1972 o curso foi transferido para prédio próprio, no bairro Vitória, que passou a ser conhecido como Bloco 1. Em 1975 o Conselho Federal de Educação aprovou a criação da Faculdade de Letras e Educação de Vacaria (Falev).
Em 1987, UCS, APESCCS e FERVI (de Bento Gonçalves) iniciaram estudos para a constituição de uma universidade regional integrada. Em vez disso, as tratativas avançaram até a aprovação, pelo Conselho Federal de Educação, da proposta de regionalização da Universidade de Caxias do Sul, formalizada pelo Ministério da Educação em 19 de fevereiro de 1993, o que estabeleceu a transferência dos cursos e do patrimônio mantido pela APESCCS para a UCS. Assim, em agosto de 1993, ocorreu a instalação do Campus Universitário de Vacaria e, em abril de 1996 o campus recebeu uma área própria, de 20 hectares, doada à UCS.
Com abrangência nos municípios de Vacaria, Muitos Capões, Lagoa Vermelha, Esmeralda, Pinhal da Serra, Antônio Prado, Ipê, Campestre da Serra, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus, São José dos Ausentes e aproximados, o Campus Universitário de Vacaria já formou cerca de 3 mil alunos ao longo de sua atuação.
Foto: divulgação
Compartilhar