Campus Vale do Caí conclui projeto de eficiência energética, em parceria com a RGE/CPFL.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 05/05/2020 | Editado em 05/05/2020

Troca de lâmpadas e sistema solar fotovoltaico visam economia no consumo de energia no Campus Universitário da UCS em São Sebastião do Caí, além de uma geração limpa e sustentável. 

A Universidade de Caxias do Sul, atenta ao uso inteligente da energia elétrica e às possibilidades de ampliação dos campos de pesquisa científica para os acadêmicos, teve concluída, no final da última semana, a estrutura física do projeto de energia solar e eficiência energética no Campus Universitário Vale do Caí (CVALE), viabilizado através de parceria com a RGE/CPFL. A iniciativa tem a colaboração das empresas InstalWatt, de instalações elétricas, e Efall, de soluções em engenharia elétrica.

Visando economia no consumo de energia e uma geração limpa e sustentável, o projeto resultou na troca de mais de 930 lâmpadas antigas por lâmpadas LED de alta eficiência e na implementação de um sistema solar fotovoltaico. O complexo conta com 254 painéis solares e três inversores de frequência distribuídos em uma usina de telhado e duas usinas de solo, totalizando 85,1kWp de potência instalada e representando um investimento de R$ 574.776,65 no CVALE. “Esse projeto de eficientização, aliado ao sistema solar, resultará em uma geração maior que o consumo, um excedente de energia de aproximadamente 20% comparando-se aos valores consumidos em 2019 e considerando as estimativas de economia e geração para 2020”, explica o professor Tiago Cassol Severo, que coordena as ações com os docentes Marta Baltar Alves, Cícero Zanoni e Vânia Elisabete Schneider.

O professor Cassol também destaca a representatividade do contato dos acadêmicos com tecnologias tão atuais e inovadoras, que poderá impulsionar o desenvolvimento de pesquisas científicas na área, já que o sistema no CVALE usa dois tipos de painéis solares com diferentes tecnologias (monocristalina e policristalina), que poderão ter suas performances comparadas após um ano de implementação. Ainda, será possível observar os impactos na geração de energia a partir de comparativos com o sistema fotovoltaico instalado em 2019, também por meio da RGE/CPFL, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, já em funcionamento e resultando em economia de energia.

Segundo o diretor do Campus Vale do Caí, professor Ronald Lopes de Oliveira, é responsabilidade da gestão buscar soluções que gerem economia de recursos de forma consistente, em especial, em momentos de sua escassez. “A economia esperada possibilitará o investimento em nossa atividade fim: ensino, pesquisa e extensão”, conclui o diretor.

Parceria
A aprovação de diferentes projetos submetidos às chamadas públicas da RGE/CPFL, que tem destinado recursos, anualmente, para o setor de eficiência energética, teve resultados positivos para a Instituição a partir de 2017, quando possibilitou a substituição de 3.924 lâmpadas no Hospital Geral de Caxias do Sul.

No campus de Bento Gonçalves, no ano passado, a iniciativa permitiu a troca de aproximadamente 2.500 lâmpadas por versões em LED e a instalação de painéis solares com a capacidade de 18,5 kW. Ainda em 2019, no Campus-Sede da UCS, foram substituídas cerca de 1.500 lâmpadas por versões em LED, nos blocos B, C, D, G, K e V.

Imagem: Efall