Caxias do Sul vai sediar Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano em 2020.
O anúncio foi feito no encerramento dos debates da 2ª edição, em Chapecó (SC).
Na sua terceira edição, em 2020, o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano volta à cidade onde foi plantada a semente do evento: Caxias do Sul. O evento deve ocorrer entre os meses de junho e julho, em data a ser definida, na Universidade de Caxias do Sul. Antes de estender seu alcance para os três estados do Sul, o Fórum teve na cidade gaúcha uma edição estadual, que serviu de base para a estruturação do evento em âmbito sul-brasileiro. A primeira edição no formato ocorreu em 2018, em Foz do Iguaçu (PR), e fechou o ciclo regional neste ano, de 4 a 6 de setembro, em Chapecó (SC), reunindo 250 pessoas na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Além dos participantes catarinenses, gaúchos e paranaenses, o evento atraiu interessados de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Rondônia.
A programação deste ano, em Chapecó, privilegiou o debate. Em cada painel, palestras e cases tiveram sua apresentação reduzida a 20 minutos e, após, os painelistas permaneciam no palco para um debate com cerca de uma hora de duração, com muitas perguntas e grande participação do público. Outra característica especial dessa edição foi a valorização do evento como oportunidade real negócios. O Espaço Biogás de Negócios, com 17 expositores (entidades, fornecedores de equipamentos e serviços para a cadeia do biogás e instituições financeiras), proporcionou resultados efetivos na construção de parcerias comerciais. Diversas empresas levaram à Unochapecó seus equipamentos, versões compactas de suas tecnologias e veículos movidos a biometano. Sete veículos atraíram os participantes ao estacionamento e deram uma amostra do avanço da cadeia do biogás no Brasil.
Além dos painéis e apresentação de cases, o Fórum deu espaço à Reunião de Produtores e Segmento do Biogás de Santa Catarina. O encontro, que debateu os desafios, propôs sugestões e encaminhamento das demandas do setor, reunindo mais de 80 pessoas, entre produtores, empresários, entidades e representantes do poder público.
Na sexta-feira (6), a programação se encerrou com visitas técnicas em dois roteiros: na Central de Tratamento de Resíduos Industris – CETRIC, Concórdia, na Embrapa Suínos e Aves; e em Videira, no Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (SISTRATES) na Granja São Roque, do Grupo Master.
UCS teve representantes em Chapecó.
No evento que ocorreu no município catarinense, a UCS esteve representada por pesquisadores e estudantes. Entre o grupo de painelistas esteve a pesquisadora do Instituto de Biotecnologia e professora dos programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e em Engenharia e Ciências Ambientais, Suelen Paesi.
Luana Bertin Lora (à direita), 19 anos, e Mariana Smiderle (à esquerda), 20, acadêmicas de Ciência Biológicas, são estagiárias e bolsistas de iniciação científica no Laboratório de Diagnóstico Molecular. Elas também participaram do evento.
Mariana, do sexto semestre, pesquisa sobre biometano. “Foi muito interessante vir ao Fórum, pois pude manter contato com outras pessoas da cadeia do biogás. A gente fica muito envolvido no processo de biogás em relação aos microrganismos e no Fórum tive a oportunidade de conhecer outros profissionais, outras ideias e ampliar o conhecimento”.
Luana, do quarto semestre, pesquisa aplicação de bio-hidrogênio. “Participei do Fórum porque queria aprender mais sobre biogás. Foi muito importante para minha formação, não somente acadêmica, pois vi como funciona um evento deste porte, conhecemos novas experiências nas apresentações dos painéis e nas visitas técnicas”.
As duas alunas participaram de visitas técnicas à Embrapa Suínos e Aves em Concórdia (SC) e à Central de Tratamento de Resíduos Sólidos Industriais (CETRIC) em Chapecó (SC).
Fotos: Ricardo Zanotto e Rosa Ana Bisinella
Compartilhar