CETEC bate recorde em premiações no maior evento de jovens pesquisadores da América Latina

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 03/11/2025 | Editado em 05/11/2025

Foram conquistadas sete distinções para o Ensino Médio e uma para o Ensino Fundamental na Mostratec

O Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul (CETEC/UCS) teve o melhor desempenho em número de premiações desde que participa da Mostratec. Foram quatro os grupos que participaram da 40º Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, realizada na última semana pela Fundação Liberato em Novo Hamburgo, e sete as distinções. Além da coleção de medalhas dos pesquisadores do Ensino Médio, um grupo do Ensino Fundamental também subiu ao pódio, sendo a única representação caxiense premiada na Mostratec Liberato Júnior.

A feira de ciência e tecnologia teve 774 projetos desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio e Técnico, Fundamental e da Educação Infantil. O evento ocorreu de 28 a 30 de outubro na Fenac, em Novo Hamburgo (RS).

Entre as premiações conquistadas pelo CETEC Ensino Médio, destaque para o 1° lugar na área de Biologia Molecular e Microbiologia. As estudantes Flávia Fernanda Lucchese Barazzetti e Valentina Kraemer, do 2º ano, foram reconhecidas pela pesquisa: “Bioativos Sul-Americanos: uma nova frente contra as infecções hospitalares”. O mesmo trabalho também conquistou outras duas distinções: o Prêmio Liberato Científica, que garante a publicação do projeto na revista, e o credenciamento para participar da Fenadante em São Paulo. A Feira de Ciências e Tecnologia paulista tem como um de seus objetivos a divulgação das pesquisas de pré-iniciação científica desenvolvidas por estudantes.

O Ensino Médio do CETEC também conquistou o 2º lugar na categoria Ciências da Saúde com o projeto “Curativo Inteligente: uma alternativa para feridas em diabéticos – fase 2”, desenvolvido pelas estudantes Ana Carolina Miorelli Adami, Ana Luiza de Chagas e Isadora Kosarevitz, do 2º ano.

A “Investigação por Espelhamento de Raios-X em Baixo Ângulo (SAXS) sobre potencial bacteriostático e regenerativo de filmes finos para queimaduras – Fase II” conquistou outros dois prêmios. O projeto das estudantes Eduarda Vergani e Sophia Gomes Poyer, do 2º ano, garantiu medalha pelo 3º lugar na categoria Cultura Empreendedora e Inovação e 3º lugar na categoria Bioquímica e Química.

Ainda com o 3º lugar, destaque para a categoria Ciências da Computação, em que os estudantes Arthur Johann Wilmsen Witt, Rafael Becke e Yuri Sirtoli, do 2º ano, foram premiados. Eles desenvolveram o trabalho de “Detecção automática de fake news, desenvolvimento de um sistema de IA para a luta contra a desinformação“.

No Ensino Fundamental, a pesquisa premiada foi na Categoria 3, de estudantes do 7º ao 9º Ano. As vencedoras foram as estudantes Valentina de Antoni Lima e Sofia Finger Faes, do 9º ano, com o projeto “Diabetes Infantojuvenil: perfil dos pacientes e papel da insulina”.

Os estudantes premiados na mostra internacional também foram destaques da 13ª Mostra Científica e Tecnológica do do CETEC UCS e 4ª Mostra Júnior, realizada em setembro, pela escola. Eles foram a Novo Hamburgo acompanhados do professor Gustavo Rubbo Siqueira, coordenador das mostras do CETEC.

Foto: Eduardo Marques, Mostratec, Divulgação