CETEC Festival 2018: Porque essa história merece ser contada.
Evento realiza-se de 26 a 29 de junho no UCS Teatro com apresentações artísticas dos alunos da escola CETEC UCS.
De 26 a 29 de junho, o UCS Teatro será palco da 23ª edição do CETEC Festival, manifestação artístico-cultural dos estudantes da Escola de Ensino Médio e Técnico CETEC UCS. Durante quatro noites, as doze turmas da escola, de 1º ao 3º ano, apresentam suas produções teatrais baseadas no tema “Porque essa história merece ser contada”.

As produções resultam de quatro meses de pesquisa e preparação, sob a coordenação dos professores das atividades complementares da escola, que contemplam aulas de Artes, Teatro, Música, Canto, Dança e Escrita Criativa. Professores das áreas de Linguagens e Ciências Humanas também estão envolvidos no processo de construção do Festival.
Os cerca de 430 estudantes da escola participam ativamente de toda a concepção do CETEC Festival, passando pela criação do roteiro, produção do espetáculo, montagem dos cenários e figurinos, bem como pela parte técnica de som e iluminação. Os alunos aprimoram seus conhecimentos por meio da arte, em um clima de autoconfiança, explorando talentos e habilidades que contribuem para a autonomia e a vivência em grupo.
Para a diretora da escola, professora Ana Possapp Cesa, o CETEC Festival vai além de ser um evento no calendário escolar, pois se tornou um acontecimento marcante na trajetória individual e coletiva dos alunos e ex-alunos da escola: “Nos 22 anos de CETEC Festival, pudemos compartilhar algumas centenas de histórias criadas com a criatividade e com a personalidade dos nossos alunos”, diz a diretora.
O tema deste ano é inspirado na história de Anoema da Costa Lima, uma das mártires da grande explosão ocorrida há 75 anos na Metalúrgica Gazola, há poucas quadras da escola. A personagem ilustrou o especial “História dentro da história”, assinado pelo jornalista Rodrigo Lopes e veiculado no Jornal Pioneiro no mês de janeiro de 2018.
Um festival de solidariedade
No CETEC Festival deste ano, cada ingresso para assistir aos espetáculos equivale a doação de 1kg de alimento não perecível. A ação é uma parceria da escola com o Banco de Alimentos de Caxias do Sul, que atende cerca de 100 entidades no município, e pretende atingir a marca de duas toneladas de alimentos arrecadados nas quatro noites de espetáculo.
Confira as sinopses das apresentações clicando aqui.
Compartilhar