CETEC Festival 2020 será realizado on-line e em formato inédito

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/10/2020 | Editado em 12/10/2020

De 14 a 16 de outubro, o UCS Teatro será palco de uma edição histórica dos 25 anos de um dos mais tradicionais festivais artísticos da cidade, que ocorrerá de forma totalmente digital.

Nos seus 25 anos de história, o CETEC Festival enfrenta seu maior desafio: realizar uma mostra cultural totalmente on-line. Durante as noites de 14 a 16 de outubro, as 14 turmas de Ensino Médio da escola apresentam suas produções teatrais baseadas no tema “25 anos de história, talento e emoção”.

As produções resultam de sete meses de pesquisa e preparação, sob a coordenação dos professores das atividades complementares da escola, que contemplam aulas de Artes, Teatro, Música, Canto, Dança e Ateliê Literário. Docentes das áreas de Linguagens e Ciências Humanas também estão envolvidos no processo de construção do Festival.

Neste ano, em função da pandemia da Covid-19, toda a concepção do festival se deu de forma on-line e síncrona, assim como as aulas do CETEC. Os cerca de 580 estudantes da escola participam ativamente de toda a concepção do CETEC Festival, passando pela criação do roteiro, produção do espetáculo, montagem dos cenários e figurinos, bem como pela parte técnica de gravação e edição. No festival, os alunos aprimoram seus conhecimentos por meio da arte, em um clima de autoconfiança, explorando talentos e habilidades que contribuem para a autonomia e a vivência em grupo.

Para a diretora da escola, professora Ana Possapp Cesa, o CETEC Festival vai além de um evento no calendário escolar, pois se tornou um acontecimento marcante na trajetória individual e coletiva dos estudantes e ex-estudantes da escola: “Nesses 25 anos de CETEC Festival, pudemos compartilhar algumas centenas de histórias criadas com a criatividade e com a personalidade dos nossos alunos”, aponta Ana.

Para Cesa, o palco do festival, neste ano digital, é um universo de novos aprendizados e possibilidades que se abrem para os alunos: “Ao longo dessas duas décadas e meia já passamos por muitos palcos, como a Casa da Cultura, o Campus 8, e agora o Teatro do Bloco M da UCS, isso sem contar as edições do festival realizadas nas cidades de Farroupilha, Guaporé, Bento Gonçalves e Veranópolis, por exemplo. Não importa o palco, o sentimento é sempre o mesmo”, conclui a diretora.

O tema deste ano é inspirado nos 25 anos da escola e permitiu aos estudantes explorar os acontecimentos históricos, sociais e culturais do período. Para o aluno Diego Dall Agnol, estudante do segundo ano do CETEC, o festival deste ano foi um grande desafio: “Tivemos que substituir o palco pelas telas, a tensão nos camarins pelo nervosismo em frente às câmeras. Sem contar, é claro, as diversas adaptações de roteiro para transformar um texto teatral em uma narrativa digital. O que não faltaram foram aprendizados”, pontua o aluno.

O CETEC Festival vai ao ar nas noites de quarta a sexta-feira (14 a 16/10), a partir das 19h30, pelo Youtube e pelo Facebook do CETEC. As sinopses de todas as peças podem ser conferidas neste link.

O festival conta com a coordenação artística da professora Liliane Viero Costa e produção geral e roteirização de Marcelo de Gregori.

Foto: Diego Dall Agnol