CETEC UCS anuncia continuidade das aulas on-line síncronas até o final de 2020
O ano letivo da maior escola privada de Ensino Médio da Serra Gaúcha será concluído de forma on-line e síncrona, conforme calendário escolar.
Na manhã desta sexta-feira (02/10), a direção do Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul – CETEC UCS, maior escola privada de Ensino Médio da Serra Gaúcha, após decisão conjunta com o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul, definiu que as atividades presenciais teóricas do Ensino Médio e Técnico Concomitante serão mantidas por meio de aulas remotas on-line síncronas até o final do ano letivo de 2020.
A decisão está embasada nas mais diversas normativas e portarias, nacionais e estaduais, além da análise dos cenários nacional e internacional sobre decisão de retorno às atividades escolares e a necessidade de recuo, em função do alto nível de contaminação dos estudantes. Também, pesquisas realizadas com pais e alunos apontaram a qualidade do ensino remoto oferecido pela escola desde março, e o fato de a maioria dos responsáveis pelos estudantes serem contrários ao retorno das atividades presenciais.
O CETEC UCS ainda destaca o caráter regional da instituição, que atende estudantes de pelo menos nove municípios, que dependem da utilização de transporte coletivo para deslocamentos intermunicipais.
Para a diretora do CETEC UCS, professora Ana Cristina Possapp Cesa, a decisão também leva em conta as avaliações positivas da comunidade escolar em relação à atuação dos docentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado para execução das aulas remotas: “Desde o início do período de isolamento social, os alunos e professores cumpriram toda a carga horária de forma on-line. Garantimos a manutenção da qualidade dos processos educativos, com todo suporte pedagógico e tecnológico para pais, alunos e professores, a fim de darmos continuidade à realização das aulas síncronas”, aponta Cesa.
Segundo a diretora, alguns encontros presenciais serão realizados, com grupos menores, a fim de executar atividades extracurriculares, como exercícios estruturados, simulados de ENEM e vestibulares, aulas de revisão e atividades complementares esportivas e artísticas, como dança, canto, teatro, música, ateliê literário, desenho e pintura, por exemplo.
Além dos encontros facultativos, também serão realizadas atividades presenciais práticas dos Cursos Técnicos em Informática e Gastronomia, com grupos menores, mediante validação do COE-E Local-UCS. O calendário detalhado dos encontros presenciais, que se iniciam a partir da segunda quinzena de outubro, será encaminhado aos pais na próxima semana.
A diretora Ana Cesa destaca que o foco da instituição está em assegurar a qualidade do ensino, aliada à prevenção do contágio pelo coronavírus: “Estamos levando em conta todas as ponderações do corpo técnico e científico da área da saúde da UCS, bem como do Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação da escola para preservarmos a saúde dos nossos estudantes, funcionários e docentes, além de suas famílias e das comunidades das regiões de abrangência da instituição”, pontua a docente.
O comunicado do CETEC, instituição mantida pela Fundação Universidade de Caxias do Sul, pode ser conferido na íntegra neste link.