CIC lança o livro “Mulheres Empreendedoras: A construção de uma caminhada”, editado pela Educs.
A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) lança, na próxima segunda-feira, dia 13 de novembro, o livro “Mulheres Empreendedoras: A construção de uma caminhada”, editado pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (Educs). O lançamento ocorre às 19 horas, na CIC, com sessão de autógrafos.
O projeto, vinculado ao Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC- UCS), conta com a organização dos professores Anthony Beux Tessari e Vania Beatriz Merlotti Herédia, com a participação de Eliana Rela e Claudio Baltazar Corrêa de Mello. A estrutura do IMHC foi utilizada para a realização de entrevistas e levantamento de fontes e a pesquisa é fruto de convênio entre a Universidade de Caxias do Sul e a CIC, por meio do Conselho da Empresária. A obra tem o patrocínio da Florense, Centro Empresarial de Flores da Cunha, Simecs e Led Luxor – Power Led Caxias.
Empreendedorismo feminino
Segundo os organizadores da obra, “a proposta de escrever sobre o empreendedorismo feminino impôs um difícil desafio que foi aceito pela Universidade de Caxias do Sul com a intenção de ouvir a história de mulheres e dar voz às suas narrativas, contando seus percursos, caminhadas, dilemas e mesmo contradições. Uma das preocupações dessa produção é olhar para essas histórias, identificar suas contribuições, localizar seus contextos e analisar as dificuldades e obstáculos do período, entendendo que a mulher empreendedora é aquela que transforma, que realiza, que enfrenta o risco, que ultrapassa às exigências do que é permitido, promovendo a inovação, modificando os ambientes comuns em necessários, os invisíveis em visíveis”.
As entrevistas foram realizadas em 2016 e neste ano. As depoentes foram indicadas pelo próprio Conselho da Mulher Empresária que, ao convidá-las, manifestou sua intenção de registrar a força que as mulheres tiveram no desenvolvimento econômico da região e de como suas ações contribuíram para atender demandas e avançar nas instituições sociais que participam e representam. Colaboraram para a pesquisa documental Cristiane Sebem Damo, Rubia Hoffmann Ribeiro e Pâmela Narjara de Los Lira, pelo IMHC-UCS, e Candice Grizzon e Marta Sfreddo, pela CIC.
A análise realizada pelos pesquisadores da UCS pode, segundo os organizadores da obra que contém cinco capítulos, “ser um pretexto para que outras histórias sejam contadas e atualizadas no sentido de manter viva a memória coletiva acerca do empreendedorismo feminino como estímulo para pensar a matriz cultural predominante no contexto da região, diminuir as distâncias sociais entre os papéis femininos e masculinos bem como registrar a caminhada realizada. A disposição das mulheres que encabeçaram esse projeto evidencia o vigor e a importância atribuída a ele, na busca de fazer a diferença, reunindo e agregando novas iniciativas por parte dessas mulheres que realizam atividades nos diversos espaços que atuam”.
Os autores
Anthony Beux Tessari: Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), professor da Área de Humanidades da UCS e diretor do Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS.
Vania Beatriz Merlotti Herédia: Doutora em História pela Università degli Studi di Genova e Pós-doutora em História Econômica pela Università degli Studi di Padova. Professora da Área de Humanidades da UCS.
Eliana Rela: Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora da Área de Humanidades da UCS e coordenadora do Mestrado Profissional em História da UCS.
Claudio Baltazar Corrêa de Mello: Doutorando no Programa de Doutorado em Administração – Associação Ampla entre a Pontifícia Universidade Católica e a UCS.
Compartilhar