Ciência na Comunidade da UCS amplia a agenda de ações pela região

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 20/10/2025 | Editado em 20/10/2025

Somente no mês de outubro, iniciativa foi prestigiada em Caxias, Cambará do Sul e Canela

Em Canela, estudantes do Ensino Médio tiveram contato com o projeto durante o UCS Talk

O mês de outubro tem sido de agenda cheia para o Projeto Ciência na Comunidade, desenvolvido pelo Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul. No dia 8, a ação foi uma atração à parte na Praça Dante Alighieri, integrando a programação da 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul – evento do qual participa pelo quarto ano consecutivo. Três dias depois, a equipe deslocou-se para Cambará do Sul, integrando-se ao 1º Festival do Lobo-guará e Seus Amigos, uma iniciativa do Instituto Guarabaio, com o apoio da prefeitura local. Já no dia 14, participou do UCS Talk, no campus da UCS em Canela.

Presença no º Festival do Lobo-guará e Seus Amigos, em Cambará do Sul

“Nos três eventos, o Ciência na Comunidade oportunizou o contato com exemplares da biodiversidade da Serra Gaúcha, por meio da exposição e explicações sobre animais taxidermizados, animais de interesse médico (como serpentes e aranhas) conservados em álcool, espécies de plantas da região (parte da coleção didática do Herbário UCS) e de jogos interativos sobre botânica. A equipe interagiu com crianças e conversou sobre a importância da conservação da biodiversidade e sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente. Nos eventos de Cambará do Sul e de Canela houve também a doação de 300 mudas de árvores nativas produzidas no Museu”, recorda o coordenador do projeto e do Museu de Ciências Naturais da UCS, professor Guilherme Brambatti Guzzo, destacando a valorização desses públicos diante da iniciativa.

 

Sobre o projeto
O Ciência na Comunidade foi criado pela equipe do Museu de Ciências Naturais da UCS em 2021, e desde então vem sendo desenvolvido com a participação de professores e alunos do curso de Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa).

Seu objetivo é possibilitar e democratizar o acesso da comunidade a atividades sobre ciências, biodiversidade e educação ambiental a partir de exposições itinerantes em espaços públicos. O Projeto é uma das atividades vinculadas ao Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG) da UCS, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Saiba mais aqui

Fotos: Divulgação