Coleções Especiais: Biblioteca recebe acervo com mais de 4 mil livros da família Bornheim.

Doado por meio de testamento pela professora aposentada, poeta e trovadora Amália Marie Gerda Bornheim, acervo compreende títulos da família Bornheim, entre eles os que pertenciam ao filósofo e intelectual Gerd Bornheim, falecido em 2002, que dá nome à Galeria Municipal de Arte de Caxias do Sul.
A Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul tem novidades: a partir de 2018, mais de quatro mil livros do acervo da família Bornheim passarão a integrar a Seção de Coleções Especiais. As obras de áreas como Filosofia, Literatura, História e Artes, escritas em diferentes idiomas e datadas de períodos diversos, serão higienizadas, tratadas e catalogadas pela equipe de bibliotecários e colaboradores do setor para fazer parte do acervo da Biblioteca.

A coleção foi doada por meio de testamento pela professora aposentada, poeta e trovadora Amália Marie Gerda Bornheim, falecida neste ano, e compreende títulos de sua posse e de familiares – entre eles a irmã, a também professora aposentada Irmgard, que faleceu em 2013, e o irmão, o filósofo e intelectual Gerd Bornheim, falecido em 2002, que dá nome à Galeria Municipal de Arte de Caxias do Sul. Além da história original de cada publicação, o contato com os exemplares denota momentos da família Bornheim: muitos livros, quando abertos, revelam dedicatórias, bilhetes, selos e cartões postais.
Essa é a primeira doação de coleção que a UCS recebe via testamento. “É um ganho muito importante para a Instituição, principalmente na área da pesquisa”, afirma a coordenadora administrativa do Sistema de Bibliotecas e Arquivo Central da Universidade, Michele Marques Baptista, considerando que são poucas as instituições detentoras desse tipo de acervo, bem como de coleções especiais e obras raras.
Coleções Especiais

Composta por 30 mil títulos e aproximadamente 48 mil exemplares, entre livros, folhetos, teses, publicações periódicas, manuscritos e exemplares raros, a Seção das Coleções Especiais já abriga mais de dez coleções de colecionadores renomados. Dentre os títulos mais antigos que integram o acervo das Coleções Especiais, e mais especificamente a Coleção de Obras Raras, o mais raro é o Novo Testamento Tes kaines diathekes hapanta, datado de 1524.
Para o decorrer de 2018, a Biblioteca Central tem um projeto destinado à digitalização das coleções especiais e obras raras, viabilizando a ampliação do acesso ao conteúdo dessas coleções. Devido aos cuidados necessários no manuseio, o acesso físico aos materiais das Seções de Coleções Especiais é realizado mediante o acompanhamento de um profissional da biblioteca, e os exemplares só podem ser consultados no local. Para a Seção de Obras Raras, o acesso se dá mediante agendamento prévio e o preenchimento de um formulário específico, e a consulta também ocorre sob supervisão de um profissional da Biblioteca.

Sistema de Bibliotecas da UCS
Composto por 11 bibliotecas integradas, coordenadas pela Biblioteca Central, o Sistema de Bibliotecas da UCS compreende mais de 800 mil livros, 13 mil e-books, 10 mil periódicos e 2.700 teses e dissertações.
Com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 22h40min, e aos sábados, das 7h45min às 19h, a Biblioteca Central da UCS é um órgão de apoio às atividades acadêmicas e, também, um espaço acadêmico que privilegia a informação e a cultura, por onde circulam diariamente cerca de 2 mil pessoas.
Fotos: Claudia Velho e acervo família Bornheim
Compartilhar