Colóquio reúne pesquisadores para discutir educação discente.
A Universidade de Caxias do Sul volta seus olhares ao debate sobre a educação discente na terceira edição de colóquio dedicado ao tema, a realizar-se nos dias 9 e 10 de outubro, no Campus-Sede. Segundo seus organizadores, o evento configura-se como espaço de compartilhamento de resultados de pesquisa e encontro de pesquisadores em formação.
Neste ano, os debates e as trocas do III Colóquio de Educação Discente, interdisciplinares e críticos, ocorrem em torno do tema Educação e Diferença: Resistências e Escapes, concentrados nos eixos arte e cultura; linguagem; políticas; inclusão e tecnologia; e historicidade. A programação incluirá conferência, exibição de vídeo, exposição fotográfica, mesas-redondas sobre a escrita acadêmica enquanto combate, e sobre educação, linguagem e alteridade, além de minicursos e grupos de trabalho, para a apresentação e discussão de pesquisas. A programação detalhada pode ser acessada na página do Colóquio, que recebe inscrições do público de ouvintes até 8 de outubro.
O evento alinha os debates na área da Educação com as condições do cenário contemporâneo, pensando a Educação como processo formativo que precisa ir além do mercado de trabalho, conforme explica a professora Terciane Ângela Luchese, integrante do corpo de coordenadores do Colóquio e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. “Acreditamos que na educação se pode encontrar escapes, brechas, dobras e pequenos intervalos do cotidiano que constituem um espaço para o enfrentamento, para a resistência a esse apelo que nos massifica, oprime e de certo modo nos automatiza. Qual seja, o discurso marcado tão fortemente pelo consumismo capitalista, excludente, que nos enreda continuamente com o discurso do produtivo e da competitividade”, afirma, enfatizando a proposta de se colocar em debate e reflexão a diferença, a resistência e a potência dos escapes no campo educacional.
10 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação
A professora Terciane conta, ainda, que esta edição do evento é comemorativa aos dez anos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS, que organiza o Colóquio com o envolvimento de estudantes de Mestrado e Doutorado, bem como de outras instituições – a promoção também é da área do conhecimento de Humanidades e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. “Durante o processo formativo em nível stricto sensu, o Programa de Pós-Graduação em Educação tem buscado ofertar um leque de atividades que envolvam experiências em diferentes níveis do ensino, pesquisa e extensão aos estudantes”, contextualiza.
Compartilhar