Com apoio da UCS, atleta de Taekwondo obtém 5º lugar em campeonato Pan-Americano.
Cerca de cinco horas diárias de treinamento, combinadas entre o ringue e a academia de musculação. A intensidade da preparação de Welinton Samuel da Rosa, 19 anos, acompanha o ritmo de competições internacionais das quais o atleta de taekwondo participa. Neste final de semana, ele compete no Taekwondo Argentina Open, em Buenos Aires, que vale pontos nos rankings mundial e olímpico.
A expectativa de bons resultados tem justificativa para além do empenho nos treinamentos. Em julho, no Pan-Americano de Taekwondo, realizado nos Estados Unidos, Welinton ficou em 5º lugar na categoria em que compete (até 54 Kg).
Sua trajetória no Taekwondo começou a se desenhar em 2004, quando Welinton, ainda criança, passou a praticar a modalidade em sua cidade natal, Santa Maria (RS). Em 2014, já morando em Caxias do Sul, ingressou na equipe da Associação Caxiense de Taekwondo (ACTKD), que tem a Universidade de Caxias do Sul como parceira. Os treinamentos passaram a ocorrer na estrutura oferecida na Vila Poliesportiva da UCS, e as chances de seguir carreira no esporte começaram a se firmar.
Em 2016, Welinton ficou ranqueado entre os três melhores do Brasil na categoria Juvenil, que disputava na época. Em 2017, participou pela primeira vez de seletiva para a Seleção Brasileira, ficando como suplente reserva, já na categoria até 54 Kg. Agora neste ano, subiu de posto, passando a reserva da seleção, disputando o Pan-Americano. “O meu sonho sempre foi ser um atleta olímpico, mas isso sempre pareceu algo muito distante, inatingível. Quando ingressei na UCS e conheci a qualidade da infraestrutura para o esporte oferecida aqui, que é referência, percebi que, com o tempo, era um sonho possível”, conta.

Parceria com a UCS impulsionou o esporte
Com 122 alunos, seis deles atletas de alto rendimento, a equipe de Taekwondo da ACTKD é referência regional. Daniel Brisotto, supervisor e técnico que acompanha Welinton desde 2014, integra a Associação Caxiense desde o seu início, em 2007. A parceria com a Universidade começou em 2011 e, desde então, a Seleção Brasileira sempre contou com atletas formados na associação, tanto titulares como reservas.
“Pouca gente sabe, mas o Taekwondo é a modalidade esportiva que mais revela atletas em Caxias. A equipe da ACTKD é a principal do Rio Grande do Sul e uma das 20 maiores do país da modalidade. Para esses resultados, o apoio da UCS hoje, é fundamental”, afirma o treinador.
Fotos: Bruno Zulian
Compartilhar