Com palco especial, Universidade recebe o Festival Brasileiro de Música de Rua. Agende-se!

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/03/2018 | Editado em 21/03/2018

A UCS será um dos palcos do Festival Brasileiro de Música de Rua, que chega ao seu sétimo ano. O evento coloca a Serra gaúcha no mapa da música do Brasil. Durante as atividades, que ocorrem de 17 a 25 de março, as ruas de Caxias do Sul abrem passagem para a música latino-americana com artistas do Norte e do Nordeste, integrados a artistas do RS, além de grupos do Chile, México e Uruguai.

>> Acompanhe com a UCS FM a programação e conheça as bandas e artistas que irão se apresentar no Festival.

 

 

 

Esta edição está dividida em duas etapas. Na primeira, do dia 17 a 23 de março, o festival ocorre em diferentes pontos da cidade. Nesse período, em paralelo, a Universidade realiza a programação de volta às aulas, com pockets shows espalhados pela UCS e comandados por artistas locais. Na segunda etapa, nos dias 24 e 25 de março, as ações do Festival se concentram no Campus-Sede da Universidade, com atrações no palco Fonograma e com encontro da Incubadora de Música.

Fonograma
Patrocinando pela primeira vez o evento, a Universidade de Caxias do Sul instala em seu Campus-Sede o palco Fonograma, com shows ao ar livre e atividades gratuitas para toda a comunidade. Além de marcar o apoio da Instituição à cultura, o evento integra as ações de volta às aulas. Pelo espaço, passarão artistas da Música Brasileira Contemporânea com o objetivo de aproximar extremos geográficos e musicais do país.

Artistas consagrados como o pernambucano Otto, reconhecido na cena manguebeat, e o cantor e autor gaúcho Vitor Ramil participam do festival, assim como expressivos nomes da cena local, como os caxienses selecionados pelo edital Natura Música 2017, Catavento e Yangos (indicado ao Grammy Latino 2017). Também será possível conferir o som de nomes de outros estados, como o do paraense Lucas Estrela, com sua guitarrada com toques de tecnobrega, e do grupo paraibano de pífanos Avuô. Mas claro, sem esquecer de amplificar o trabalho dos artistas gaúchos, como a banda caxiense Cuscobayo, que em mais de 200 shows já tem um público fiel, e o músico Hique Gomes (ex Tangos e Tragédias), com seu show Fantasioso e Hiperbólico.

O Festival
O Festival Brasileiro de Música de Rua realiza pequenos shows, palestras e exibições de documentários, num total de nove dias, em comunidades, escolas públicas, entidades, ruas, praças e parques, com o intuito de formação de plateia. A UCS é uma das patrocinadoras do evento, ao lado da Natura Musical. As atividades, incluindo as ações do palco Fonograma na UCS, têm acesso livre.

Viver da Música
Além dos concertos ao ar livre, serão promovidas ações de formação para o “Negócio da Música – Viver de Música”, na qual produtores, patrocinadores, gestores de cultura e artistas se encontram para discutir a profissão, através das palestras e debates da Incubadora da Música. Para isto, terá como convidado o ex-diretor do Centro Cultural São Paulo e produtor musical Pena Schmidt, que carrega em seu currículo trabalhos como Mutantes, Titãs, Hollywood Rock, Free Jazz Festival e o primeiro Rock In Rio. Os encontros acontecem no Centro de Cultura Ordovás (sexta, 23, à noite) e na UCS (sábado, 24, pela manhã).