Com produção da UCS, documentário aborda história da qualidade na Serra Gaúcha.
Iniciativa da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul, projeto teve participação do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) e do Centro de Teledifusão Educativa (Cetel) da Universidade. A abordagem reconstitui o movimento que levou à criação do Seminário Competitividade & Qualidade da CIC.
A Universidade de Caxias do Sul, por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC) e do Centro de Teledifusão Educativa (Cetel), produziu e editou o documentário 25 Anos de História da Qualidade na Serra Gaúcha, lançado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias)nesta segunda-feira, 15 de julho, durante a 25º edição do Seminário de Competitividade e Qualidade da entidade. O diretor do IMHC, professor Anthony Beux Tessari, foi responsável pelo roteiro, pesquisa histórica e entrevistas, enquanto o produtor executivo no UCSplay Marcos Camargo assinou a edição e os cinegrafistas Juares Franco e Vinícius dos Reis produziram as imagens. Tessari conta que o trabalho de pesquisa e edição do projeto ocorreu durante de abril a julho deste ano.
Iniciativa da CIC, por meio da Diretoria de Desenvolvimento e Competitividade, com apoio da Diretoria de Cultura e Educação, o documentário reconstitui o movimento que levou à criação do Seminário Competitividade & Qualidade da CIC. O registro reúne depoimentos de lideranças ligadas à entidade que se engajaram em busca do conceito da Qualidade nas empresas da região, inicialmente, como resposta à crise dos anos 1980 e à abertura do mercado nacional às importações na década seguinte. Os temas abordados nos 25 anos do Seminário evidenciam inovação em conceitos e processos fundamentais ao desenvolvimento de Caxias do Sul por CIC e entidades apoiadoras.


O IMHC já participou do desenvolvimento de outras produções audiovisuais em sua trajetória, a exemplo do documentário Questão de Pele, em 2013, em parceria com a TV Câmara e o Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (a direção foi de Anthony Beux Tessari, Eduardo Reis e Rejane Lizot).
Compartilhar