Comung formaliza parceria com o Instituto Espinhaço, em Brasília
Consórcio das Universidades Comunitárias, entre elas a UCS, apoia projeto de preservação da biodiversidade no RS
Representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias (Comung) estiveram em Brasília nos dias 24 e 25 de abril para formalizar parceria com o Instituto Espinhaço (leia mais abaixo) em apoio ao Pró-Águas Rio Grande do Sul, projeto de desenvolvimento sustentável em escala regional no Estado. A adesão do Comung à iniciativa deve-se à presença estratégica das Instituições Comunitárias de Ensino e suas ações educativas junto a grandes bacias hidrográficas do Estado.
Integraram a comitiva do Comung a 1ª vice-presidente, Bernadete Maria Dalmolin, reitora da UPF, o 2º vice-presidente, Gelson Leonardo Rech, reitor da Universidade de Caxias do Sul, o tesoureiro, Dieter Rugard Siedenberg, reitor da Unijuí, e a vice-presidente do Conselho Fiscal, Evania Schneider, reitora da Univates. Eles foram recepcionados pelo presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Oliveira, e pelo diretor administrativo, Sérgio Nesio. O Pró-Águas Rio Grande do Sul, um dos projetos liderados pelo Instituto, tem entre seus propósitos promover o uso sustentável dos recursos naturais e facilitar a aplicação da ciência para a preservação da biodiversidade, além de apoiar a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas.
“Estabelecer essa parceria é abrir um caminho importantíssimo para o aumento da segurança hídrica e da resiliência territorial frente à transição climática. O Projeto tem pressupostos muito relevantes e coerentes para a necessária regeneração ambiental, valorizando a ciência e o engajamento acadêmico e social”, destaca Bernadete.
A agenda em Brasília também contemplou reunião com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Leonardo Barchini, e a responsável pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Marta Abramo. Na pauta, pedido de mobilização pela aprovação da Lei Federal das Comunitárias (Lei 12.881/2013), que prevê a essas instituições participação em atividades públicas com dispensa de licitações e recursos orçamentários do poder público com destinações específicas a elas.
Sobre o Instituto Espinhaço
O Instituto Espinhaço é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Sediada em Brasília, contribui com ações que promovam o desenvolvimento de tecnologias disruptivas, o fortalecimento dos serviços ecossistêmicos, o apoio à educação ambiental e ao fortalecimento de capacidades e a promoção de novas práticas para o desenvolvimento sustentável no meio rural e nas cidades.
Foto: Caroline Simor/Comung