Comunicaverso da UCS consolida-se como espaço de criatividade e conexão com estudantes
Premiação da edição deste ano, dia 25 de outubro, amplia a oferta de bolsas de estudo a alunos e professores

A Universidade de Caxias do Sul realiza dia 25 de outubro mais uma edição do Comunicaverso, festival de criação que tem como objetivo aproximar estudantes do Ensino Médio do ambiente acadêmico e oportunizar a eles o contato direto com os diferentes cursos da área da Comunicação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 10 de outubro por meio deste site, onde consta também o regulamento.
Já consolidado no calendário escolar de Caxias e região, o Comunicaverso deste ano chega com novidades, entre elas a oferta de transporte gratuito às equipes (nesse caso, limitado às escolas de Caxias) e mais benefícios em prêmios – a equipe vencedora receberá uma bolsa de 50% em um curso de Comunicação da UCS, válida para toda a graduação.
Os participantes serão recepcionados no UCS Cinema, no Campus-Sede, a partir das 8h, para credenciamento. Após, ocorre o evento de abertura e o encaminhamento aos espaços de trabalho, para organização das equipes e início das tarefas. A premiação será às 12h, também no UCS Cinema. O evento é uma realização da Área do Conhecimento de Ciências Sociais e da Agência Experimental de Comunicação UCS.

Confira abaixo uma entrevista com o professor Ronei Teodoro da Silva, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da UCS e do festival Comunicaverso:
Como você avalia o desenvolvimento do festival Comunicaverso desde a primeira edição, em 2017?
O festival já teve diversas versões e formatos ao longo dos anos, mas sempre com a proposta de aproximar os jovens da área da Comunicação da UCS. Desde 2017, passou por adaptações e amadureceu como projeto, até chegar à estrutura que conhecemos hoje. No modelo atual, o evento ocorre desde 2022, já com a criação da marca Comunicaverso, que também dá nome ao nosso site e redes sociais, mantidos pelos alunos da Agência Experimental de Comunicação da UCS. O festival sempre foi anual, de modo a fortalecer cada vez mais a tradição e o vínculo com as escolas da região.
A adesão das escolas ao projeto sempre foi crescente, desde a primeira edição?
A adesão sempre foi bastante positiva, com grande entusiasmo por parte dos estudantes. É um evento que gera expectativa e mobiliza as comunidades escolares, o que demonstra a relevância da proposta para o Ensino Médio da região. Com a pandemia, tivemos um hiato de dois anos, que exigiu um recomeço próximo ao ponto de partida. Mesmo assim, o retorno em 2022 e as edições seguintes confirmaram o interesse contínuo e crescente, consolidando o Comunicaverso como um espaço de criatividade, aprendizado e celebração da Comunicação.
Qual o público-alvo do evento?
Desde a sua origem, o Comunicaverso foi pensado para os estudantes do Ensino Médio, justamente como forma de proporcionar uma experiência prática e divertida de contato com as áreas da Comunicação. Essa proposta busca despertar vocações e mostrar as possibilidades profissionais nesse campo. A partir de 2022, criamos uma versão paralela, voltada aos alunos da própria UCS, realizada no primeiro semestre. Esse formato é diferente, mas com o mesmo objetivo central: valorizar a Comunicação e estimular a integração entre teoria e prática. Assim, temos hoje duas frentes, ambas complementares, mas a edição do segundo semestre continua dedicada às escolas de Ensino Médio.
Quais os diferenciais da edição deste ano?
Um dos grandes diferenciais da edição de 2025 é a oferta de transporte gratuito para as escolas participantes de Caxias do Sul, o que facilita a vinda dos estudantes e garante maior inclusão e acesso. Outro destaque é a premiação, que foi ampliada em relação aos anos anteriores. Neste ano, a equipe vencedora receberá uma bolsa de 50% em um curso de Comunicação da UCS, benefício estendido para toda a graduação, e não apenas para os dois primeiros semestres, como acontecia antes. Os professores acompanhantes também terão reconhecimento: independentemente da colocação da equipe, receberão 50% de desconto em um curso de pós-graduação lato sensu ou em um curso de extensão. Esses atrativos reforçam o compromisso da UCS de valorizar tanto os alunos quanto os educadores.
Os trabalhos/tarefas apresentadas aos participantes seguem alguma temática específica ou são livres?
As atividades seguem o formato de gincana, propondo desafios ligados diretamente às áreas da Comunicação da UCS. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de conhecer, na prática, os universos da Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo, Fotografia e Produção Audiovisual. A proposta é unir aprendizado e diversão: ao mesmo tempo em que competem em tarefas criativas e colaborativas, os jovens vivenciam um pouco da rotina de quem atua no campo da Comunicação. Além disso, têm contato direto com a estrutura da UCS, conhecendo laboratórios, estúdios e ambientes que ajudam a dimensionar o que significa estudar nessa área.
Foto: Laryane Barboza/Divulgação
Compartilhar