Concerto da Primavera: mais de oito mil pessoas curtem os clássicos dos Beatles no Campus-Sede.
Em sua 12º edição, espetáculo da Orquestra Sinfônica da UCS homenageou a banda inglesa e o cinquentenário do lançamento da animação Yellow Submarine, com a participação do Coro da UCS e de solistas convidados.

A manhã ensolarada deste domingo, 21 de outubro, estava perfeita para um mergulho. E assim, embalado pela Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (Osucs), um público de mais de oito mil pessoas atirou-se na beatlemania, embarcou no Yellow Submarine e nele percorreu uma jornada musical pelos clássicos dos Beatles, durante a 12ª Edição do Concerto da Primavera.
[Confira o álbum completo com as imagens do evento]
Às 10h30, horário de início da apresentação ao ar livre, o estacionamento do Cetel, no Campus-Sede, já estava lotado, e um colorido mar de pessoas de todas as tribos e idades, famílias inteiras, crianças – e até seus animais de estimação – não parava de chegar. Ocupando as cadeiras em frente ao palco, e cobrindo também os gramados e os espaços ao redor, estavam todos preparados para cantar clássicos como Let It Be, Twist and Shout, Revolution, Yellow Submarine e Yesterday.
O espetáculo teve a regência do maestro Manfredo Schmiedt, com a participação do Coro da UCS e de ex-cantores do Coro, sob a regência de Anita Bergmann Campagnolo, e dos solistas Rafa Schüler, Beto Vianna e Fran Duarte. A homenagem à banda inglesa celebrou o cinquentenário do filme de animação musical Yellow Submarine e teve início com um tributo instrumental aos Beatles, que uniu trechos de vários sucessos dos músicos ingleses, intitulado Love Is All You Need. O maestro destacou a alegria de estar reunido a todo o público que marcou presença na 12º edição do Concerto da Primavera.

Com entrada franca, o Concerto da Primavera teve realização e apoio cultural da Universidade de Caxias do Sul e da Unimed Nordeste-RS, com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O empreendedor cultural foi o Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura.
O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, saudou a plateia, agradecendo aos parceiros e a todos que se dedicaram ao evento, à arte e à cultura. “Em nosso dia a dia, na UCS, nos dedicamos à ciência, lidamos com a tecnologia, com a inovação, mas também lidamos com a cultura, a arte, a dimensão estética e a dimensão ética da vida, extremamente importantes”. Citando o lema da Instituição ‘In altum ducit’ – conduzir para o alto – lembrou que arte e música conduzem para o alto, para outra dimensão da vida, conectando com a natureza e com o divino. “Queremos promover sempre o humano, uma existência digna em todos os sentidos. Por isso realizamos, com todas as parcerias, esse concerto prol da vida, do humano, daquilo que eleva e engrandece a todos nós”. O vice-presidente da Unimed Nordeste-RS, Carlos Castellano Silveira, ressaltou a satisfação de fazer parte, pela quinta vez, do evento que já se tornou uma realização de Caxias do Sul, fato que ilustrou pelo número de pessoas já presentes e do público que não parava de se somar à plateia. “Espero que as pessoas se inspirem nesse evento de paz e alegria”, desejou.
Atrações
Entre as atrações também houve pintura facial para as crianças, água-quente para o chimarrão e erva-mate fornecida pela parceira Ilomate. A Unimed Nordeste-RS disponibilizou ao público protetor solar e lanches saudáveis. Ainda, quem não pôde comparecer teve a oportunidade de acompanhar o Concerto pela transmissão ao vivo, na página da Unimed Nordeste-RS no Facebook.

Programa em família
Felipe e Guilherme Benedetti, de 6 e 8 anos, estavam vestidos a rigor, com suas camisetas que homenageavam os Beatles, e acompanhavam a apresentação junto ao pai, o jornalista André Benedetti, que trabalhava no evento, e à mãe, Jovana Farina. “Sempre venho com a família e neste ano, além de curtir as músicas que apreciam, meus filhos vieram acompanhar um pouco do meu trabalho”, explicou André.

A camiseta de Gabriel Kramer, 16 anos, que assistia a apresentação com a mãe, Adriana, e o pai, Claudio, já denotava um fã dos Beatles. “A primeira música deles que curti foi Twist and Shout“, recordou. Claudio conta que o filho aprecia a banda desde criança, tem toda a coleção original da obra dos músicos ingleses, e que o gosto passou de filho para pai. “O espetáculo está maravilhoso, sempre marcamos presença no Concerto da Primavera, é um programa em família. Quando soubemos que o tema seria os Beatles, corri para avisar meu filho”, afirmou Claudio, que é egresso da UCS e mantém a relação com a Instituição em eventos como esse.
Repertório
Tributo instrumental: Love is All you need; Twist and Shout; We Can Work It Out; Can’t Buy Me Love; The Best of Beatles (Got To Get You Into My Life, When I’m Sixty-four, Michelle, Get Back); Eleanor Rigby; Come Together; Helter Skelter; Revolution; All You Need Is Love; Yesterday; Yellow Submarine; Help; Don’t Let Me Down; Let It be; Hey Jude.
Crédito das imagens: Claudia Velho
Compartilhar