Concerto Música & Vozes reúne comunidade para homenagear os 150 anos da imigração italiana no Estado

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 29/10/2025 | Editado em 29/10/2025

No Centro de Convivência da UCS, um público animado apreciou os clássicos italianos

O espetáculo Música & Vozes para celebrar a Cultura Italiana, promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na Universidade de Caxias do Sul no domingo, 26 de outubro, reuniu um público animado para apreciar clássicos como obras de Vivaldi, Sergio Endrigo, Gigliola Cinquetti, Toto Cutugno, Giuseppe Verdi, Laura Pausini e Gaetano Donizetti.

O concerto contou com a UCS Orquestra, regida pelo maestro Fábio Alves e acompanhada pelos solistas Paola Delazzeri e Maicon Cassânego, e o Coral Ítalo-Brasileiro, regido pelo maestro André Delair com a participação do pianista Rodolfo Wulfhorst. Entre as músicas, entoadas e celebradas pela plateia, a animação ficou por conta do ator e humorista Edgar Maróstica, que conduziu interações em talian, uma variedade da língua vêneta falada no Estado a partir da imigração italiana.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas, sublinhou a importância da homenagem às comemorações realizadas no Estado, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul. “São milhões de gaúchos descendentes dos imigrantes italianos e que ajudaram a constituir a nossa identidade histórico-cultural, a nossa economia, e não poderíamos deixar passar em branco este ano sem fazermos uma homenagem da Assembleia Legislativa a todos eles”, sublinhou. No que concordou o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, valorizando a escolha do parlamento pela Instituição, onde seu presidente estudou, “para celebrar, nesta região importante da Serra gaúcha, o fenômeno chamado imigração italiana”.

A homenagem deriva de um projeto cultural aprovado pela Mesa Diretora. A Assembleia Legislativa integra a comissão oficial, criada pelo Decreto estadual número 57.558/2024, para organizar os festejos estaduais que marcam esse processo migratório, e conta com o apoio da Universidade de Caxias do Sul.

Fotos: Bruno Zulian