Concertos ao Entardecer apresenta, neste domingo, o espetáculo “Acuarela del Sur”.

O espetáculo Acuarela del Sur, de Lucio Yanel com o Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, marcará, neste domingo, dia 21 de maio, a terceira edição dos Concertos ao Entardecer – Temporada 2017, uma realização da Orquestra Sinfônica da UCS e do Museu Municipal, com o apoio do Recreio da Juventude e do LionsEduC. A apresentação tem início às 18 horas, na sede social do Recreio da Juventude, com entrada franca (mas sugere-se a doação de livros infanto-juvenis), e marca, também, o encerramento da Semana Nacional dos Museus.
Acuarela del Sur é um projeto autoral com obras e interpretação de Lucio Yanel, idealizado para registrar e divulgar as cores que compõem os ritmos que nutrem e representam a identidade folclórica do Sul do Brasil, com uma roupagem sinfônica que integra o Grupo das Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS à “guitarra” de Yanel, com os arranjos de Daniel Sá. A apresentação traz composições autorais de Lucio Yanel que formam um mosaico musical do Continente Sul-Americano, de ritmos e sotaques onde se misturam zambas, chacareras, chamamés, milongas e tangos, com o especial toque de ancestralidade.
Lucio Yanel é violonista, compositor, ator e folclorista. Passou 35 anos de sua carreira percorrendo a América do Sul pesquisando formas, sons e ritmos. É considerado pelos críticos e acadêmicos da área musical como o violonista mais importante de todos os tempos no Rio Grande do Sul na área folclórica. Seu trabalho é, na verdade, uma das bases que sustentam a musicalidade do Estado. Sua preocupação, entretanto, vai além de sua própria figura, admirada e reverenciada pelos violonistas do Brasil a fora, a ideia de lançar um concerto/show, unindo o popular com o erudito o levou a convidar o grupo de cordas da Orquestra Sinfônica da UCS para compor com ele essa cena, dando uma roupagem diferenciada e rebuscada interpretando obras de sua autoria que contam a história do povo gaúcho. Os arranjos foram feitos para reproduzir uma unidade entre a música folclórica e a orquestral, criando uma sinergia entre as cordas dos violinos, viola, violoncelo e contrabaixo com a sonoridade única da “guitarra” de Lucio Yanel. Essa proposta tem a intenção de extrapolar fronteiras e chamar a atenção de outros olhares.
O repertório do espetáculo foi pensado como roteiro de uma história a ser contada, por meio dos ritmos musicais de diferentes regiões da América do Sul que compõem a nossa cultura.
O Grupo de Cordas da Orquestra Sinfônica da UCS é composto por violinos, viola, celo e contrabaixo, na performance dos músicos: André Meneghello, Rodrigo Duarte Maciel, Wagner Rezer, Carlos Zinani, Emerson Aguiar, André Wentz e Fabio Alves.
Concertos ao Entardecer tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da Unimed Nordeste-RS e das Empresas Randon, e a parceria da UCS, por meio de sua Orquestra Sinfônica.
Foto/Divulgação: Bruna Rezer
Compartilhar