Concertos ao Entardecer: músico Valdir Verona se apresenta no Museu Municipal.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 06/06/2019 | Editado em 06/06/2019

Espetáculo Na Trilha das Cordas ocorre às 15h deste domingo, com entrada franca, integrando o Programa Arte Viva, que visa reforçar a promoção dos museus caxienses.

A próxima apresentação da série Concertos ao Entardecer ocorre neste domingo, 9 de junho, às 15h, no Museu Municipal, com o músico Valdir Verona no espetáculo Na Trilha das Cordas. Com entrada franca, o recital integra o Programa Arte Viva, que visa reforçar a promoção dos museus caxienses.

No espetáculo, Verona reúne suas principais composições e arranjos, utilizando vários instrumentos de corda. O músico, que alcançou destaque nacional nas últimas décadas pelo trabalho de resgate da viola de dez cordas na música do Sul em apresentações, aulas, oficinas, CDs e materiais didáticos, também participou em diversas gravações de CDs e DVDs.

Nessas experiências, por conveniência ou na busca por novas sonoridades e timbres, diversos instrumentos de cordas foram utilizados pelo músico, como violões com cordas de náilon e aço, requinto, cavaco, violas de nove e dez cordas e craviola de dez cordas.

 

Repertório
– Catavento (Valdir Verona)
– Estações (Valdir Verona)
– Zamba del violero olvidadizo (Valdir Verona)
– Pequeno concerto para minha terra – Grotas/Águas do Santa Cruz/Tons da Terra (Valdir Verona)
– Manoelzinho da Croa/Encontro das Águas (Tavinho Moura)
– Transparência (Valdir Verona)
– Baile de fronteira (Luiz C. Borges/Mauro Ferreira arranjo: Valdir Verona)
– Milonga pra Don Coletti (Valdir Verona)
– Parceria nº 2 (Valdir Verona/Rafael De Boni)
– Caminhos do Interior (Valdir Verona)
– Cores de Outono (Valdir Verona)
– Enseada (Valdir Verona)

 

Concertos ao Entardecer
O projeto Concertos ao Entardecer – 25 Anos ocorre até o mês de dezembro deste ano, com apresentações em diversos museus de Caxias do Sul e no Recreio da Juventude. A realização é do LionsEduC, com o apoio da Orquestra Sinfônica da UCS, do Museu Municipal da Prefeitura de Caxias do Sul e do Recreio da Juventude. O financiamento é da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com apoio cultural da Metadados, Visate e Randon.

Músico Valdir Verona
Natural de Caxias do Sul, RS, o violeiro Valdir Verona vem desenvolvendo um trabalho de resgate da viola na música do Sul do Brasil em apresentações musicais, recitais, shows, composições, gravações, edições de partituras, aulas e oficinas de música. É autor de vários livros didáticos voltados às cordas e possui extensa discografia, com o lançamento de discos solo e também em parceria. O músico já foi agraciado com Prêmio Excelência da Viola Caipira em duas edições e participou de diversos festivais, inclusive tendo representado o Brasil internacionalmente no Fórum Econômico Mundial de Davos/Suíça e na Feira Internacional do Livro em Bogotá/Colômbia.

Foto: Mazochi Fotografias